Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2012

Acre Solidário: OCA Xapuri é um dos pontos de arrecadação de doações

Imagem
As águas estão baixando em todas as cidades atingidas pela enchente, mas é nesse momento que muitas famílias estão necessitando de seu auxílio.Sua doação é importante para garantir dias melhores para pessoas que sofreram com a ação da natureza.
Todos os tipos de doação: alimentos, vestimentas, produtos de higiene e limpeza, entre os mais diversos utensílios podem ser deixados no ponto de arrecadação. É só se dirigir à OCA Xapuri e falar com um dos atendentes.
Sua participação - por mais que seja singela - vale muito!

Vazante

Imagem
As fotos acima, registradas por Clenes Guerreiro, marcam o período da enchente e o depois, na manhã de hoje, com a vazante do Rio Acre.

Oca Xapuri fechada em decorrência da alagação

Imagem
A Central de Serviço Público - OCA Xapuri -, prédio histórico onde funcionava a antiga casa aviadora de borracha A Limitada, em decorrência da previsão da continuidade no aumento do vulume de águas do Rio Acre, fechou nesta tarde de quinta-feira, 23 de fevereiro.

Os arquivos, assim como mobiliário e computadores foram levados para a parte superior do prédio e os serviços na unidade ficaram suspensos por tempo indeterminado.

A decisão se deu em decorrência da rapidez com que o Rio está enchendo, sendo que, como o prédio fica próximo às margens já inundadas e tendo em vista que espaços conhecidos como Mirantes, Praça São Sebastião, Rua Major Salinas já estão praticamente submersos, o atendimento na central ficou suspenso.

Os atendentes da Oca serão locados nos espaços específicos, sendo que quem necessitar dos serviços deve procurar os órgãos que forneciam anteriormente como delegacia (emissão e entrega de carteiras de identidade, entre outros), correios (Banco Postal/Banco do Brasil), Pre…

Alagação

Imagem
A rotina xapuriense tem se modificado nos últimos dias. O volume crescente das águas do Rio Acre tem se intensificado, inundando trechos inteiros, chegando à marca recorde da enchente do final da década de 1970.

Famílias desabrigadas, casas inundadas e um cenário imerso nas águas barrentas do rio não são exclusividade de Xapuri. Cidades como Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil e até mesmo a capital Rio Branco tem enfrentado, pouco antes do período carnavalesco, as fúrias da mãe natureza.

Em Xapuri, trechos como o conhecido Bairro da Bolívia, parte da Sibéria, praça São Sebastião e o popular Mirantes já se encontram praticamente submersos.

Enquanto algumas famílias se encontram em casa de parentes, nos bairros não afetados, outras se abrigam em locais como o Ginásio Poliesportivo Álvaro da Silva Mota, Salão Paroquial, a população se mobiliza em auxílio aos que estão necessitando.

A quebra da rotina na pacata Xapuri também se dá aos finais de tarde, quando a população vai até às margens…

Publicadas as listas dos sorteios para os cursos técnicos EaD do IFAC

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal do Acre (IFAC) divulgou o resultado dos sorteios públicos para os cursos técnicos de Administração e Serviços Públicos na modalidade Educação à Distância (EAD).Dia 22 será divulgado o resultado final. As matrículas serão feitas nos campi de 23 a 25 de fevereiro. As aulas inaugurais acontecem no dia 27.O resultado pode ser conferido no site do IFAC.

Carnaval em Xapuri

Imagem

Artes Visuais e Teatro

Imagem
Foi na última quinta-feira, dia 09 de fevereiro de 2012, que os graduandos dos Cursos de Artes da Universidade de Brasília (UnB) receberam seus diplomas.

Em um momento de muita alegria e emoções fortes, dez guerreiros, no auditório do Centro Estadual de Educação Permanente (CEDUP) partilharam com amigos e familiares a certificação de seus esforços durante 4 anos de árduo estudo.

Sendo 09 licenciadas em Artes Visuais e 01 de Teatro, contando também com a presença de três representantes da Universidade de Brasília, deixaram expresso nas palavras do orador, da homenagem aos pais e até do juramento dos novos profissionais, que o trabalho durante os Cursos não foi fácil e que foi recompensado.

Desde o início dos Cursos, em 2007, muitos alunos desistiram, reclamavam das dificuldades enfrentadas no caminho - nas falas, emocionadas, diziam reconhecer que se formaram em duas áreas - Artes e Informática - tendo em vista que muitos sequer haviam trabalhado com computador até então, vencendo suas di…

Formatura de Artes

Imagem
Duzentos e quarenta formandos receberão o diploma em licenciatura nos Cursos de Artes Visuais e Teatro em todo o Brasil, nos próximos dias, pela Universidade de Brasília (UnB), através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).A UAB é um programa do Governo Federal formado por universidades públicas de todo o país, que oferece cursos de nível superior na modalidade ensino a distância em localidade onde as instituições não chegam presencialmente.O programa começou na UnB em 2006, com a oferta do curso de Administração como projeto-piloto. Em 2007 foi realizado o primeiro vestibular para as licenciaturas. Mil alunos ingressaram nos quatro cursos, mas só um quarto deles chegou ao fim.Dez desses formandos – 9 de Artes Visuais e 1 de Teatro – são do Pólo de Xapuri e tem a honra de convidar familiares, amigos, autoridades, imprensa para a programação de formatura:Dia 08/02/2012 – Quarta-feira
Missa de Ação de Graças
Local: Igreja Matriz de São Sebastião
Horário: às 19hDia 09/02/2012 – Qu…

IFAC lança cursos técnicos à distância em Administração e Serviços Públicos

Imagem
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC abre nesta quarta-feira, dia 08, as inscrições para cursos técnicos subsequentes na modalidade de educação à distância (EaD) nas áreas de Administração e Serviços Públicos para os campi de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri. A seleção será feita via sorteio e terá um percentual de vagas dedicadas aos servidores públicos.

Os cursos serão ministrados numa parceria com o Instituto Federal do Paraná – IFPR, sendo 320 vagas, 80 por campus, nos cursos de Administração e Serviços Públicos. Os interessados deverão ter concluído o Ensino Médio, ou equivalente, e se inscreverem gratuitamente através do endereço eletrônico do IFAC (http://www.ifac.edu.br) no período de 08 a 13 de fevereiro. No dia 14 será feita a palestra de orientação sobre os cursos, onde os candidatos confirmarão a inscrição no processo seletivo e no dia 15, divulgada a lista dos candidatos aptos para o sorteio, que será realizado no dia 16 …

Oportunidade de Trabalho

Seleção Pública para monitores bolsistas de telecentros do Programa Floresta Digital do Estado do Acre
Requisitos: Cursando nível fundamental ou nível médio completo;Ter entre 16 e 29 anos de idade;Possuir conhecimentos básicos de informática;Ser comunicativo, ter desenvoltura e capacidade de mobilização;Capacidade de interpretação de texto e liderança;Não ter vínculo empregatício;Ter disponibilidade de 6h por dia durante 12 meses;Afinidade e disposição para lidar com as tecnologias e com pessoas.Carga horária de 30 horas semanais, com duração de 12 meses e trabalho de segunda a sexta-feira. 01 vaga. Interessados podem procurar a Oca Xapuri do dia 08 a 17 de fevereiro, munido de Curriculum Vitae.
Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail: comunidade.digital@ac.gov.br.

Grupo de Escoteiros de Xapuri tem projeto aprovado pelo Banco da Amazônia

Imagem
Escoteiros são contemplados no edital de patrocínio do BASA O Banco da Amazônia divulgou lista de aprovados em seu Edital de Patrocínio - edição 2012. Inscreveram-se 862 projetos no período de 01/09 a 14/10/2011. Após a seleção, foram habilitados pelo comitê de patrocínio 443 projetos, sendo selecionados 198 projetos que terão execução nos Estados da Amazônia Legal.
São projetos nas categorias: social, esportivo, cultural, ambiental, exposição agropecuária e eventos, que consistem em ações inovadoras que tem por objetivo fortalecer a economia e a cultura amazônica, proporcionando ainda grandes benefícios sociais para a mesma.

E na categoria 'Área Social', o Grupo de Escoteiros Marechal Cândido Rondon teve seu projeto classificado, intitulado 'Construindo Cidadania junto ao Escotismo', com a finalidade de dar continuidade ao trabalho que já está sendo desenvolvido pelos 74 escoteiros no município, com idade entre 06 e 15 anos.
Os encontros são semanais, coordenados por…

Confraternização de Economia

Imagem
Bacharéis em Economia - Turma 2011 - da UFAC comemoram a graduação concluída com familiares e amigos, no Clube dos Trabalhadores em Educação, no último sábado, dia 04.
A foto é de Cleilson Alves.

Lançamento do CD de Paolo Almeida

Imagem
É amanhã, não percam!

Cine Clube Telecentro: Último dia

Imagem
Ainda dá tempo de aproveitar as suas férias de uma forma divertida e diferente: é o Cine Clube Telecentro da Oca Xapuri. São filmes infanto-juvenis exibidos em duas sessões toda quarta-feira e sexta-feira. Como tudo o que é bom dura pouco, hoje é o último dia. "A intenção era ter mais uma opção em Xapuri para que os estudantes - de todas as idades - pudessem ter para aproveitar as suas férias de uma forma divertida, cultural e educativa." - Salienta Eumar Conde, um dos responsáveis pela iniciativa. Os horários de exibição são 9h e 15h - aproveite!
Foto: *Crianças assistindo - por Eumar Conde/Divulgação Oca Xapuri