quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Acre Solidário: OCA Xapuri é um dos pontos de arrecadação de doações

As águas estão baixando em todas as cidades atingidas pela enchente, mas é nesse momento que muitas famílias estão necessitando de seu auxílio.
Sua doação é importante para garantir dias melhores para pessoas que sofreram com a ação da natureza.
Todos os tipos de doação: alimentos, vestimentas, produtos de higiene e limpeza, entre os mais diversos utensílios podem ser deixados no ponto de arrecadação. É só se dirigir à OCA Xapuri e falar com um dos atendentes.
Sua participação - por mais que seja singela - vale muito!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vazante






As fotos acima, registradas por Clenes Guerreiro, marcam o período da enchente e o depois, na manhã de hoje, com a vazante do Rio Acre.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Oca Xapuri fechada em decorrência da alagação

A Central de Serviço Público - OCA Xapuri -, prédio histórico onde funcionava a antiga casa aviadora de borracha A Limitada, em decorrência da previsão da continuidade no aumento do vulume de águas do Rio Acre, fechou nesta tarde de quinta-feira, 23 de fevereiro.

Os arquivos, assim como mobiliário e computadores foram levados para a parte superior do prédio e os serviços na unidade ficaram suspensos por tempo indeterminado.

A decisão se deu em decorrência da rapidez com que o Rio está enchendo, sendo que, como o prédio fica próximo às margens já inundadas e tendo em vista que espaços conhecidos como Mirantes, Praça São Sebastião, Rua Major Salinas já estão praticamente submersos, o atendimento na central ficou suspenso.

Os atendentes da Oca serão locados nos espaços específicos, sendo que quem necessitar dos serviços deve procurar os órgãos que forneciam anteriormente como delegacia (emissão e entrega de carteiras de identidade, entre outros), correios (Banco Postal/Banco do Brasil), Prefeitura (Alvará, Certidões negativas, entre outros) e TRE (emissão, regularização de Título de Eleitor e Certidão de Quitação Eleitoral).

Os demais funcionários darão apoio às famílias que estão em abrigos no município.

Foto:
Divulgação

Alagação

A rotina xapuriense tem se modificado nos últimos dias. O volume crescente das águas do Rio Acre tem se intensificado, inundando trechos inteiros, chegando à marca recorde da enchente do final da década de 1970.

Famílias desabrigadas, casas inundadas e um cenário imerso nas águas barrentas do rio não são exclusividade de Xapuri. Cidades como Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil e até mesmo a capital Rio Branco tem enfrentado, pouco antes do período carnavalesco, as fúrias da mãe natureza.

Em Xapuri, trechos como o conhecido Bairro da Bolívia, parte da Sibéria, praça São Sebastião e o popular Mirantes já se encontram praticamente submersos.

Enquanto algumas famílias se encontram em casa de parentes, nos bairros não afetados, outras se abrigam em locais como o Ginásio Poliesportivo Álvaro da Silva Mota, Salão Paroquial, a população se mobiliza em auxílio aos que estão necessitando.

A quebra da rotina na pacata Xapuri também se dá aos finais de tarde, quando a população vai até às margens do Rio Acre para observar o nível das águas, fotografar, relembrar anos anteriores e orar para que o nível não tarde a baixar.

Observa-se, também, que muitos adolescentes aproveitam para mergulhar no Rio que tomou as ruas, além de pesca e passagens de canoa onde antes transitavam carros, motos e bicicletas.

Fotos:
*1 - Final da tarde na Praça São Sebastião - de Clenes Guerreiro;
*2 - Aglomeração de pessoas - de Clenes Guerreiro;
*3 - Início da Rua Major Salinas - de Caio Charles.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Publicadas as listas dos sorteios para os cursos técnicos EaD do IFAC

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal do Acre (IFAC) divulgou o resultado dos sorteios públicos para os cursos técnicos de Administração e Serviços Públicos na modalidade Educação à Distância (EAD).

Dia 22 será divulgado o resultado final. As matrículas serão feitas nos campi de 23 a 25 de fevereiro. As aulas inaugurais acontecem no dia 27.

O resultado pode ser conferido no site do IFAC.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Artes Visuais e Teatro

Foi na última quinta-feira, dia 09 de fevereiro de 2012, que os graduandos dos Cursos de Artes da Universidade de Brasília (UnB) receberam seus diplomas.

Em um momento de muita alegria e emoções fortes, dez guerreiros, no auditório do Centro Estadual de Educação Permanente (CEDUP) partilharam com amigos e familiares a certificação de seus esforços durante 4 anos de árduo estudo.

Sendo 09 licenciadas em Artes Visuais e 01 de Teatro, contando também com a presença de três representantes da Universidade de Brasília, deixaram expresso nas palavras do orador, da homenagem aos pais e até do juramento dos novos profissionais, que o trabalho durante os Cursos não foi fácil e que foi recompensado.

Desde o início dos Cursos, em 2007, muitos alunos desistiram, reclamavam das dificuldades enfrentadas no caminho - nas falas, emocionadas, diziam reconhecer que se formaram em duas áreas - Artes e Informática - tendo em vista que muitos sequer haviam trabalhado com computador até então, vencendo suas dificuldades e tendo, muitas vezes, de trabalhar com programas que nem são conhecidos pela comunidade em geral, um usuário comum, necessitando para conhecer (e futuramente transmitir) os novos aliados do artista contemporâneo e do arte-educador.

A conclusão dos Cursos marca apenas o início das conquistas por meio dos programas de Educação à Distância (EaD) financiadas pelo poder público, reconhecendo que com as tecnologias contemporâneas as barreiras geográficas são praticamente inexistentes.
Esses guerreiros não podiam imaginar que, no início de 2012, estariam recebendo a outorga de Cursos com a chancela da Universidade de Brasília - isso tudo sem ter que sair de seu estado de origem.

Sigam em frente, pois, conforme citado durante toda a cerimônia, todos são guerreiros: Ceilde, Fábia, Fernanda, Lígia, Lourdes, Fátima, Márcia, Rosimeire e Clenes - e isso é só o começo!

Fotos: *1 -Artes Visuais e Teatro - de Rodrigo Garcia; *2 - Início de Cerimônia - de Cleilson Alves; *3 - Pós-recebimento de Canudo - de Cleilson Alves.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Formatura de Artes

Duzentos e quarenta formandos receberão o diploma em licenciatura nos Cursos de Artes Visuais e Teatro em todo o Brasil, nos próximos dias, pela Universidade de Brasília (UnB), através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A UAB é um programa do Governo Federal formado por universidades públicas de todo o país, que oferece cursos de nível superior na modalidade ensino a distância em localidade onde as instituições não chegam presencialmente.

O programa começou na UnB em 2006, com a oferta do curso de Administração como projeto-piloto. Em 2007 foi realizado o primeiro vestibular para as licenciaturas. Mil alunos ingressaram nos quatro cursos, mas só um quarto deles chegou ao fim.

Dez desses formandos – 9 de Artes Visuais e 1 de Teatro – são do Pólo de Xapuri e tem a honra de convidar familiares, amigos, autoridades, imprensa para a programação de formatura:

Dia 08/02/2012 – Quarta-feira
Missa de Ação de Graças
Local: Igreja Matriz de São Sebastião
Horário: às 19h

Dia 09/02/2012 – Quinta-feira
Cerimônia de Formatura
Local: CEDUP – Centro Estadual de Educação Permanente
Horário: às 19h

Os formandos são:

Artes Visuais:

Ceilde Nely Menezes
Fabia Gonçalves Franklin
Fernanda Gomes dos Santos
Ligia da Silva Vasconcelos Costa
Lourdes Eufrásia Torres da Silva
Maria de Fatima da Silva
Marcia Regiane Nogueira Pereira
Rosemeire Ribeiro Cunha Caetano
Silvia Cristina Zulian

Teatro:

Clenes Alves da Silva

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

IFAC lança cursos técnicos à distância em Administração e Serviços Públicos


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC abre nesta quarta-feira, dia 08, as inscrições para cursos técnicos subsequentes na modalidade de educação à distância (EaD) nas áreas de Administração e Serviços Públicos para os campi de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri. A seleção será feita via sorteio e terá um percentual de vagas dedicadas aos servidores públicos.

Os cursos serão ministrados numa parceria com o Instituto Federal do Paraná – IFPR, sendo 320 vagas, 80 por campus, nos cursos de Administração e Serviços Públicos. Os interessados deverão ter concluído o Ensino Médio, ou equivalente, e se inscreverem gratuitamente através do endereço eletrônico do IFAC (http://www.ifac.edu.br) no período de 08 a 13 de fevereiro. No dia 14 será feita a palestra de orientação sobre os cursos, onde os candidatos confirmarão a inscrição no processo seletivo e no dia 15, divulgada a lista dos candidatos aptos para o sorteio, que será realizado no dia 16 de fevereiro, nos campi.

As aulas acontecerão no Sistema Presencial Virtual, em que o candidato deve ter disponibilidade de uma noite por semana para a aula presencial, além de tempo para acompanhamento e realização de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. A aula inaugural do primeiro semestre do ano letivo de 2012 acontecerá no dia 27 de fevereiro.

Mais informações no site do IFAC.

Divulgação.

Oportunidade de Trabalho

Seleção Pública para monitores bolsistas de telecentros do Programa Floresta Digital do Estado do Acre

Requisitos:
  • Cursando nível fundamental ou nível médio completo;
  • Ter entre 16 e 29 anos de idade;
  • Possuir conhecimentos básicos de informática;
  • Ser comunicativo, ter desenvoltura e capacidade de mobilização;
  • Capacidade de interpretação de texto e liderança;
  • Não ter vínculo empregatício;
  • Ter disponibilidade de 6h por dia durante 12 meses;
  • Afinidade e disposição para lidar com as tecnologias e com pessoas.
Carga horária de 30 horas semanais, com duração de 12 meses e trabalho de segunda a sexta-feira.
01 vaga.
Interessados podem procurar a Oca Xapuri do dia 08 a 17 de fevereiro, munido de Curriculum Vitae.

Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail: comunidade.digital@ac.gov.br.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Grupo de Escoteiros de Xapuri tem projeto aprovado pelo Banco da Amazônia

Escoteiros são contemplados no edital de patrocínio do BASA
O Banco da Amazônia divulgou lista de aprovados em seu Edital de Patrocínio - edição 2012. Inscreveram-se 862 projetos no período de 01/09 a 14/10/2011. Após a seleção, foram habilitados pelo comitê de patrocínio 443 projetos, sendo selecionados 198 projetos que terão execução nos Estados da Amazônia Legal.

São projetos nas categorias: social, esportivo, cultural, ambiental, exposição agropecuária e eventos, que consistem em ações inovadoras que tem por objetivo fortalecer a economia e a cultura amazônica, proporcionando ainda grandes benefícios sociais para a mesma.

E na categoria 'Área Social', o Grupo de Escoteiros Marechal Cândido Rondon teve seu projeto classificado, intitulado 'Construindo Cidadania junto ao Escotismo', com a finalidade de dar continuidade ao trabalho que já está sendo desenvolvido pelos 74 escoteiros no município, com idade entre 06 e 15 anos.

Os encontros são semanais, coordenados por uma equipe de 6 pessoas, todos voluntários, que já trabalham com o Grupo desde 2008, agregando o apoio de órgãos competentes do município como Prefeitura, Conselho Tutelar dos Diretos da Criança e do Adolescente, Promotoria, Polícia Civil e Militar, entre outros, onde são ministradas ações educativas, de escotismo, artísticas e ambientais.

Segundo o coordenador do Grupo, o sr. Odail Cardoso Monte, "o projeto destina-se a recrutar crianças e adolescentes com o objetivo de incentivá-los a trilhar os caminhos da cidadania e da boa convivência com o próximo, com seus familiares e comunidade em geral, visando prepará-los para o exercício da cidadania, reconhecendo melhor seus direitos, deveres, assim como conscientizá-los quanto as questões ambientais."

O projeto deve ser executado durante todo o ano de 2012.
Mais informações, assim como as listas completas, divididas por áreas, no portal do BASA.

Fotos: Divulgação Grupo de Escoteiros Marechal Cândido Rondon.

Confraternização de Economia

Bacharéis em Economia - Turma 2011 - da UFAC comemoram a graduação concluída com familiares e amigos, no Clube dos Trabalhadores em Educação, no último sábado, dia 04.

A foto é de Cleilson Alves.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Lançamento do CD de Paolo Almeida

É amanhã, não percam!

Cine Clube Telecentro: Último dia

Ainda dá tempo de aproveitar as suas férias de uma forma divertida e diferente: é o Cine Clube Telecentro da Oca Xapuri.
São filmes infanto-juvenis exibidos em duas sessões toda quarta-feira e sexta-feira.
Como tudo o que é bom dura pouco, hoje é o último dia.
"A intenção era ter mais uma opção em Xapuri para que os estudantes - de todas as idades - pudessem ter para aproveitar as suas férias de uma forma divertida, cultural e educativa." - Salienta Eumar Conde, um dos responsáveis pela iniciativa.
Os horários de exibição são 9h e 15h - aproveite!

Foto:
*Crianças assistindo - por Eumar Conde/Divulgação Oca Xapuri