terça-feira, 28 de outubro de 2014

28 de outubro. Dia da Animação

O dia 28 de outubro é especial por se tratar do Dia Internacional da Animação. Tal data foi escolhida por ser o dia em que, em 1892, Émile Reynaud realizou, em Paris, a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. Para comemorar a data, a Associação Internacional do Filme de Animação - ASIFA lançou o evento, que já está em sua 13ª edição, realizado atualmente em 30 países.

No Brasil, o evento que tem entrada franca e é sem fins lucrativos, vai para a sua 11ª edição em 2014, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro às 19h30min simultaneamente em todos os locais participantes, contando com a adesão de mais de 200 cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo do gênero realizado no Brasil. Em alguns municípios ocorrem oficinas, debates, mostras infantis, regionais e especiais. A Mostra Brasileira também é enviada para mais de 30 países fazendo parte da programação do International Animation Day.

Toda a programação do evento tem entrada franca prevendo grande presença de público em todo país.

Público alvo: Dos 8 aos 80 anos, adultos e crianças, sem distinção de gênero e classe, estudantes, profissionais da área do cinema, designers, jornalistas e interessados em cinema de animação.

Um evento abrangente que ajuda a fomentar o cenário e contribuir com a formação de público para essa técnica que cresce a cada dia no Brasil.

Em Xapuri

Além das exibições da mostra oficial, cada cidade programou atividades diversas nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, para deficientes auditivos e visuais, além de oficinas, debates, palestras e exposições. 
 
Em Xapuri a programação é a seguinte:

Dia 28 de outubro
  • Abertura do Dia da Animação com Stand Up do seringal
Com Clenes Guerreiro e Alder Jarede
Horário: Às 18h

  • Apresentação de Contação de Histórias “Contos e Recontos de Xapuri”
Prêmio Mazaroppi – Funarte/MinC 2013
Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri
Horário: Às 18:30h

  • Espetáculo Teatral “Se ela dança eu danço”
Cia Arte na Ruína
Direção de Clenes Guerreiro
Horário: Às 19h

  • Mostra Oficial e demais mostras do Dia da Animação.
Horário: às 19:30h

Local: Todos os eventos acontecerão no
Museu do Xapury
Rua Cel. Brandão, 156 – Centro de Xapuri/AC

Coordenador local: Clenes Guerreiro

Nenhum comentário: