Pular para o conteúdo principal

A Cidade Guerreira

A cidade guerreira. É assim que Xapuri poderia ser chamada. Até porque, também pudera, seu nome advém de um povo por natureza belicoso, os Chapurys, tribo indígena que feneceu nas mãos dos primeiros exploradores, mas não antes de deixar seu legado: o nome do rio onde habitavam às margens e, consequentemente, o do município que surgia entre rios e florestas – Xapuri significa 'rio antes' ou, como muitos preferem, 'antes dos rios', dando um sentido mítico (e místico) ao lugar.
É cidade guerreira porque é local de resistência que vai do período da Primeira Insurreição Acreana, passando pela Revolução Acreana, a prosperidade do comércio e exploração do seringueiro, declínio da borracha – sendo nessa época que ganhou o apelido de Princesinha do Acre por continuar produzindo e exportando, só que dessa vez suas brazilian nuts.
A cidade guerreira viu chegar portugueses, árabes, sírios, libaneses, turcos, nordestinos, sulistas e tantos outros filhos que, independente de suas histórias e objetivos, acalentou como a mãe gentil que sempre fora.
Xapuri viu a organização política dos trabalhadores da floresta e foi palco dos empates – luta dos seringueiros contra a tentativa dos fazendeiros de destruir seu meio de subsistência, a tão amada floresta, para fazer pasto para gado – e contemplou personagens que usavam como armas seu próprio corpo, sua coragem e sua esperança, gente que não temia ficar frente a frente aos homens que matavam com armas de fogo de verdade. Mas medo para quê? Afinal, tinham mais medo da morte lenta e dolorosa da fome assassina.
Xapuri, a cidade guerreira, deu à luz a Chico Mendes, filho gentil que levou ao mundo a notícia que os povos da floresta amazônica, seus irmãos, estavam lutando para sobreviver.
E a mãe guerreira chorou quando muitos de seus filhos – inclusive o mesmo Chico que ao mundo sobre seus problemas alertou – feneceram sob a sanha de assassinos ambiciosos e cruéis.
Mesmo assim Xapuri se lembrou que é guerreira e que, como tal, sua luta jamais pode parar.
Ainda hoje Xapuri continua sendo a guerreira que sempre foi. E não é guerreira somente porque tem sua história marcada por constantes lutas. É guerreira, acima de tudo, porque tem um povo também guerreiro, que acredita – não perdendo as esperanças nunca – que a batalha diária pela vida não pode parar, pois dias melhores sempre virão.


Fotos:
*1 - Visão da cidade de Xapuri, Rio Acre, década de 1910 - Acervo Fundação Oswaldo Cruz;
*2 - Ilustração - Guerreira Indígena - Clenes Alves.

Comentários

Thony Christian disse…
Que texto motivador. Fiquei impressionado com a leveza e motivação desse texto. Os moradores de Xapuri devem estar orgulhosos de ter escritores/historiadores tão talentosos.
Parabéns, guerreiros!
Unknown disse…
Oi, amigos do blog HMX,

que lindo, lindo, lindo esse post tão poético!
Maravilhada estou eu aqui de ler algo tão emocionat!

Beijos mil..
Unknown disse…
E
a ilustração da índia guerreira é muito linda tb!
Ilustra bem o que o povo de Xapuri, pelo q li, é!!!

Congratulações!!!
Unknown disse…
Cidade guerreira!

É o que a história que conhecemos nos conta! e provavelmente o q não é conhecido pelo povo é ainda mais triste e depertador de sentimentos.
Sem ser falsa, deu um aperto no coração quando li "A Cidade Guerreira".
Na segunda vez q li não consegui conter as lágrimas.
Permaneçam nos emocionando e nos brindando com textos tão cheios de 'guerreirismos' brasileiros e xapurienses!
Parabéns
Unknown disse…
Bom dia,

passei uns dias sem internet e quando retorno volto a abrir o blog de vocês e me encontro com 'A cidade guerreira'... que emoção senti ao perceber em palavras o que sinto pela minha cidade - q no caso não é xapuri, mas bem q poderia ser.
É por leituras como essa q continuo visitando o blog!

Obrigado por conseguirem me arranca umas lágrimas e acelerar um velho coração.
Unknown disse…
Prezados!

sou professor de Língua Portuguesa e fiquei muito impressionado com o desenrolar desse texto que recebeu o título de A cidade guerreira.
Como quero solicitar uma redação para meus alunos sobre chico Mendes, vou aproveitar e pedir que façam leitura do referido texto que fala da cidade do líder ambiental como um todo.
Se não se importam, peguei o texto e vou reproduzir a meus alunos, indicando a fonte e sugerindo a leitura. Vou recomendar visita ao blog também. Espero que não se importem.

André Vilagge - BH/MG
Unknown disse…
Que bom me encantar de novo!
tava procurando alguns blogs interessantes no google e por acaso encontrei esse.
Fiquei feliz em ler uma história tão linda de um lugar tão distante.
Um dia ainda vou na cidade guerreira.

Um abraço.

Dessah
Londrina, Paraná
Unknown disse…
Xapuri é cidade guerreira,
assim como eu sou!

Adorei o blog.
Unknown disse…
Apaixonada por história como sou me interesse bastante pelo trabalho.
A cidade guerreira de Xapuri, terra do saudoso Chico Mendes deve ter muitas histórias para contar que vou adorar ler.
Aliás os textos são muito bem escritos, parabéns!

Sou do Espírito Santo, viu?!
Até breve.
Unknown disse…
Brigado pelo convite de conhecer seu blogger.
apreciei muito o que li e as imagens q vi.
Sucesso!
Anônimo disse…
A idéia do blog Historia Multimídia de xapuri é aquele tipo de coisa que deveria ser seguida e muito copiada por todas as cidades que, como muitas, também são guerreiras.
Guerreiros do meu Brasil, uni-vos para copiar essa idéia que só tem a contribuir com a história do Brasil!

***
Unknown disse…
Como estão?
fiz questão di posta aqui pq o blog e muito legal.
fico feliz em sabe q existe no nosso Brasil uma cidade guerreira.
Leitura recomendada a tdos os meus amigos. Edu
Unknown disse…
feliz tb em vê 32 pessoas online agora, a essa hora...
edu
Unknown disse…
32 pessoas on line? que bom, é sinal que estão valorizando o q é de direito nosso, povo acreano (ou acriano)!

Só para título de informe agora tem 12 on line no blog.

Parabéns!
Unknown disse…
Cidade Guerreira, ilustra em palavras poéticas o que Xapuri significa para o mundo.
Tô com v6.
Unknown disse…
Relendo aqui o texto 'A cidade guerreira'... pela trocentééééésima vez!
Amo!
Unknown disse…
Cidade Guerreira. Texto que amo, utilei em um Projeto da FEM.
Unknown disse…
Olá, amigos leitores do Blog História Multimídia de Xapuri,

agradecemos as visitas e comentários.

Vamos a algumas considerações:

* Ao André Vilagge, Professor de Língua Portuguesa de Minas Gerais, pode utilizar o texto. Pedimos apenas para citar, como você mesmo disse, a fonte e indicar a seus alunos que visitem o blog, postem comentários e, se não for pedir muito, que virem seguidores. (rs);

* Conhecer a história de Xapuri on-line é muito bom, mas não deixem de visitar a Princesinha - não esquecendo de fazer uma visita especial ao MUSEU DO XAPURY, onde poderá conhecer os participantes do Projeto História Multimídia de Xapuri;

* Sobre utilizar os textos nos Projetos da Lei de Incentivo À Cultura da FEM: Podem utilizar, desde que citem a fonte e continuem a fazer visitas constantes ao blog. Isso é importante para a continuação do Projeto.

Agradecemos, pessoal.
Unknown disse…
OI.

verdadeiramente, achei o melhor texto do blog "Cidade Guerreira". Muito artístico e tocante.
Quando retornar ao Brasil - Deus queira em breve - pretendo visitar a famosa Xapuri, terra de meu ídolo Chico Mendes.

Forte abraço a todos!
Parabéns pelo blog.

Arnaldo

Postagens mais visitadas deste blog

O jacamim

O jacamim mora na floresta, costuma andar de bando com 10 a 15. É uma ave interessante, de cor branca com preto, tem o pescoço comprido, as pernas finas e grandes. Durante o dia anda no chão, porém à noite ele voa para uma árvore alta para dormir, pois assim se sente mais protegido. Ele gosta de esturrar de dia e à noite quando está na dormida. Corre muito na restinga e até no mato cerrado, como no esperaizal e no tabocal. Se alimenta de frutas de copaíba, guariúba, manitê, pama e itaúba; de insetos como formigas, aranhas e besouros, de embuá, minhocas da terra firme, mossorondongo e gongos. Além disso o jacamim ainda se alimenta de animais como a cobra, o sapo e o jabuti. A história do jacamim é quase idêntica à do queixada: por onde eles passam acabam com tudo o que tem pela frente. Apesar de ser um pássaro é muito perigoso para outros animais pequenos. Faz o ninho em paxiúba ou em pau ocado. Põe até 4 ou 5 ovos e sempre quem choca é o casal. Isso acontece no fim do verão. Qua

A vida nas famílias xapurienses (Período de 1940 – 1960)

Nas décadas de 1940 a 1960 as famílias xapurienses tinham seus valores centralizados na educação familiar, escolar e religiosa. A família era patriarcal, conservadora e tradicional. O pai representava a figura central, onde todos deviam temê-lo e obedecê-lo, fazendo aquilo que ele mandava e não o que ele fazia. A figura da mãe era vista como a “rainha do lar” onde tinha obrigações de cuidar bem dos filhos, marido e dos trabalhos domésticos. Cabia somente aos homens trabalhar “fora” e garantir o sustento da família. As mulheres desempenhavam sua função dentro do lar, pois, na vida pública, ainda não havia conquistado os seus espaços. Eram muitas vezes reprimidas de seus desejos, anseios, sonhos vivendo subjugadas às ordens de seus esposos. O pais é que escolhiam a “pessoa ideal” para casar com seus filhos, dependendo da classe social e da família em que estavam inseridos. A maioria dos casamentos se dava por interesse econômico entre ambas famílias. Os filhos, desde cedo, eram e

O Hino de Xapuri

O Hino de Xapuri tem como autor da letra, o cearense de Fortaleza, nascido em 02 de fevereiro de 1921 “Fernando de Castela Barroso de Almeida”, radicado no Acre em 1943. Trabalhou cortando seringa no Seringal Liberdade, no Alto Purus, escolhido para ser escrevente e redator de cartas do patrão, logo passa a ser gerente e anos depois mudar-se para Manuel Urbano. E logo em seguida fixa residência em Rio Branco. Escritor, poeta e jornalista, publicou as obras literárias Poesias Matutas e Poesias ao Deus Dará. Segundo o mestre Zuca, seu amigo, a letra do Hino de Xapuri foi escrita em Rio Branco-AC. A música do Hino de Xapuri foi instrumentalizada pelo mestre de música Sargento JOSÉ LÁZARO MONTEIRO NUNES, falecido na cidade de Rio Branco, em 07 de setembro de 1988, aos 59 anos de idade. Hino de Xapuri I Página viva da história acreana recebe o nosso afeto e gratidão reverente o teu povo se irmana neste hino que é hino e oração II Terra formosa, terra gentil És Princesa do Acr