terça-feira, 10 de março de 2009

Princesinha do Acre


Xapuri, cidade que viu nascer os tempos do desbravamento da região, Revolução Acreana, a opulência vinda da extração do látex, o apogeu e o declínio da exploração da borracha, a devastação da floresta para a criação de pastos, os empates, a vida e a morte de Chico Mendes, e tantos outros líderes seringueiros que fizeram do Município um dos mais representativos do Estado do Acre.
Entretanto, embora esses acontecimentos e as transformações que eles trazem ou provocam tenham tido enorme repercussão e significância no seio da sociedade xapuriense, nos últimos anos muitos dos aspectos que ilustram o cotidiano e a luta dos trabalhadores rurais estão se perdendo na memória coletiva das populações tradicionais. As fases anteriores da nossa história foram lentamente fugindo da memória da população. Por esses fatos surge o projeto “História Multimídia de Xapuri”.
O presente projeto “História Multimídia de Xapuri” tem como objetivo resgatar, salvaguardar, digitalizar e divulgar a história de Xapuri visando sua disponibilização virtual – a pessoas de qualquer lugar do mundo que tenham interesse em conhecer a história da Princesinha do Acre mas que ainda não tiveram acesso.

22 comentários:

Thony Christian disse...

Parabéns pelo blog, novo espaço de sabermos mais da cultura xapuriense, acreana, brasileira.
Importante saberem a responsabilidade de vcs nesse novo projeto.
Um abraço e estarei sempre visitando. É de 3 em 3 dias, não é mesmo?

Brother Fight Jiu Jitsu Team disse...

Primeiramente meus parabéns! Por criarem esse “Museu on-line”.
Fico feliz, vendo alguém (2) se preocupa em resgatar o que estava “perdido”.
Esse meio de comunicação que cada vez mais cresce na internet( blog ), estava precisando de informações, “nova” e antigas sobre Xapuri. Até porque é uma forma da nova geração xapurience conhecer o inicio da sociedade onde vivem. É, essa geração que não se mostra interesse em ler um livro ou enciclopédia de Xapuri, e vendo que essa geração se modernizou( Jornal é coisa do passado! ) Esse blog é uma forma de decorrer à ele pra termos o nova e “velha” informação da nossa princesinha!
Vocês criadores (Caticilene e Clenes Alves) do blog, podem ter a bisoluta certeza ( se orgulhar-se ) que Xapuri fica feliz de ter pessoas como vocês. E ganharam um leitor assíduo desse blog.

Mais uma vez, PARABÉNS!

Brother Fight Jiu Jitsu Team disse...

Primeiramente meus parabéns! Por criarem esse “Museu on-line”.
Fico feliz, vendo alguém (2) se preocupa em resgatar o que estava “perdido”.
Esse meio de comunicação que cada vez mais cresce na internet( blog ), estava precisando de informações, “nova” e antigas sobre Xapuri. Até porque é uma forma da nova geração xapurience conhecer o inicio da sociedade onde vivem. É, essa geração que não se mostra interesse em ler um livro ou enciclopédia de Xapuri, e vendo que essa geração se modernizou( Jornal é coisa do passado! ) Esse blog é uma forma de decorrer à ele pra termos o nova e “velha” informação da nossa princesinha!
Vocês criadores (Caticilene e Clenes Alves) do blog, podem ter a bisoluta certeza ( se orgulhar-se ) que Xapuri fica feliz de ter pessoas como vocês. E ganharam um leitor assíduo desse blog.

Mais uma vez, PARABÉNS!

João Paulo disse...

Olha gente fico muito feliz em saber que existem pessoas que se orgulham de nossa terra:Xapuri.
Alvo de comentários e fatos polêmicos,nossa cidade ganha um espaço onde a verdade prevalece-rá.
Parabéns em especial aos criadores (Caticilene e Clenes Alves).Pessoas competentes que acreditam e apoiam a arte e a cultara de nosso município!!

PArabéns!!!!!

Anna disse...

Coisa mais interessante!
fico impressionada a cada dia como a criatividade das pessoas nem sempre tende para o lado positivo, mas tô bege com essa idéia: ela é simplesmente maravilhosa.
Esses dias mesmo o nosso professor da facul tinha dito que possivelmente teríamos q ir a Xapuri nos museus daí para fazer uma pesquisa sobre a história do local. Que bom que agora podemos acessar através desse blog.
Faço q nem os amigos que comentaram: já virei leitora assídua. Me avisem quando sair a nova postagem e meus parabéns!!!
Bjos

tania1905 disse...

Parabéns!
Adoramos.

Amarildo Ferreira disse...

primeiramente parabens aos idealizadores deste projeto,fico feliz por peceber que tem pessoas que se preocupam em resgatar o que jamais deveria ser deixado no descaso que é a nossa história, pois o povo que não conhece sua história sua cultura esta fadado a viver do aqui e agora como o macaco sem pespectiva de futuro, gostei do que vi pos sou um apaixonado pela minha cidade,e Xapuri já nasceu majestade gestores e que a transformaramem plebeia pela incompetência e pelos atos politqueiros. Obrigado por proporcionar a mim que sou apreciador da história de minha cidade e de todas as gerações que ãinda não tinham tido a oportunidade de saber um pouco sobre suas origem, sem falar que será de grande valia como conteudo de pesquisa aos estudantes e comunidade acadêmica, mais uma vez PARABENS,e ganharam um leitor assíduo desse blog.

eurilene disse...

Parabéns a equipe gestora do Museu Xapury pela iniciativa e execução do projeto. A história da nossa Princesa nos orgulha e merece ser mostrada.

Abraço da xapuriense de coração!!!

zilah disse...

Eu fico feliz com a iniciativa,pois fazer cultura e muito difícil em nosso país, em nosso município muito mais, mais sempre tem os pioneiros, e a essa galera eu desejo todo sucesso do mundo, espero que atinja os mais longínquo lugares , e assim as pessoas possam visitar Xapuri sempre.....sucesso.A Cátia e Clenes os idealizadores.

J.Ricardo disse...

Kero dar os parabéins a idéia brilhante que tiveram de criar um blogger com a história de Xapuri, fiko feliz por ter alguéin ki possa expor a cultura de Xapuri, uma cidade com uma história realmente linda e do interesses de muitos, mais poucos fazem por onde, essa história seja levada as pessoas ki não as conhecem..! a gestão do museu Xapury esta de parabéiins..! Mais vou dar a minha sugestão, acho que o blogger pode fikar ainda melhor com histórias que possam mostar o que Xapuri viveu realmente a anos atrás, as dificuldades, as conkistas, e etc..! Mais como éh só o começo, ainda tein muita coisa pela frente..! Parabéiins pela iniciativa..! Obrigado pela oportunidade.! Abraços..! By:João Ricardo

cilenilce disse...

Parabéns pelo blog, tenho orgulho de fazer parte de uma cidade que merece ser mostrada por todas suas vitórias.
Bjos!!!
Sempre que postarem novidades me avisem!!!

adelciane disse...

Muito bom,parabéns,a nossa história merece um novo rumo de divulgação,pois faz parte a história nacional.

cildo disse...

É uma pena eu ter tido acesso ao blog somente agora - o Clenes já estava fazendo mil convites o tempo todo... mas realmente é um espaço que vale a pena ser acessado.
Parabéns a Rivângela, a Kátia e ao Clenes.

gabriela disse...

Xapuri é famosa em qualquqer lugar. Moro no Rio e aqui ouvi muito fala nessa cidade (e muito sobre Chico Mendes).
Xapuri merece sim um blog e até mesmo um site.

Estou adorando.

Marcelo disse...

Ótima iniciativa! Vinda de pessoas tão inteligentes, só poderíamos esperar coisas supreendentes como esta. A história sendo mostra de uma forma viva, para todos e, em qualquer lugar do mundo. Sem dúvida, este blogger será um refencial para os estudntes, cumunidade em geral e, dada a divulgação, será para os visitantes (turistas). Pois, apresenta uma prévia do que Xapuri tem para oferecer, seja: histórica, cultural, socialmente etc. Parabéns, e, olha a "responsa"....

PROEX/UFAC disse...

A produção do conhecimento liberta! Nessa era líquido-moderna onde as identidades fluem no ar, escapam por entre as mãos dos sujeitos que fazem a verdadeira história, o registro é fundamental, especialmente no sentido de destismistificar Xapuri, contando os verdadeiros fatos, sem oportunismos, mas tendo a mira da verdade como foco...e a História Xapuriense é de todos aqueles que têm a idadentidade definida a partir da fusão de histórias que se entreleçam com a verdeira História da Cidade.
Rivanda Nogueira

Dery disse...

Parabens pelo blog estar muito educativo, estava prescisando divulgar a histori da cidade de Xapuri! obrigado por partilhar essa historia conosco!!!

Sebastiana disse...

Tai ô, quem diria o meu amigo Clenes Alves também é cultura!Parabéns pela iniciativa de vcs,fico muito orgulhosa por vcs,até porque eu também faço parte desta cidade guerreira.Bjussss!

mayra lima disse...

Primeiramente parabéns a todos que estão participando desse brog, e especialmente a vc clenis que é um dos que mais luta pra ver a história de Xapuri seguir em diante,vc é um guerreiro, assim como a nossa princezinha do Acre,tou sentindo muito orgulho de vc, não só de vc mais de todos que contribuiram para ajudar na história da nossa cidade maravilhosa que é Xapuri, eu amo a minha cidade,não por que eu nasci aí, mais por que ela tem muito valor na minha vida, tem muitas vitórias, foram muitas lutas, muitas conquistas,etc. Eu estou muito feliz por vcs do museu Xapuri terem tomado essa iniciativa tão maravilhosa, por está mostrando o quanto Xapuri é importante pra nós, não só pra nós Xapuriense mais pro Brasil todo.. Clenis vc é um rapaz de muitas conquistas, eu sou muito grata a Deus por ter me dado um amigo tão dedicado, companheiro e amigo que nem vc, de coração Parabéns... Te adoro, te amo lindo.. bjs até logo.

Cátia & Clenes disse...

Olá, amigos leitores do Blog História Multimídia de Xapuri,
nos desculpamos pela falta de respostas aos comentários, mas vamos recuperar o tempo perdido.

Primeiramente queremos agradecer aos diversos acessos diários - ou poderíamos dizer 'noturnos'?! - e os diversos comentários de apoio ao Projeto que tanto nos causa orgulho e, como o próprio nome já diz, trabalho.

Sobre as postagens, inicialmente optamos por colocá-las na rede de 3 em 3 dias (no primeiro mês) por ser o mês de aniversário da Princesinha. Agora, o fazeremos a cada 5 dias, como era a idéia inicial.

Qulaquer dúvida estaremos À disposição.

Agradecemos muitíssimo!!!

Polly disse...

Parabéns!!! Uma ótima idéia! Devemos valorizar e não deixar morrer a nossa história. Um povo te que conhecer a sua identidade. Quantas histórias magníficas estão morrendo por falta de serem escritas. Sem falar que a internet é um dos veículos mais democráticos que existem e através dela, podemos levar a beleza da nossa cultura a lugares bem distantes. Que esse projeto possa crescer mais ainda!!

Jorleiva disse...

Uma iniciativa dessas merece a Glória, fquei muito feliz em encontrar um blog que resgata a histórias de Xapuri...Parabéns aos idealizadores deste blog.Sucesso!!