sexta-feira, 1 de junho de 2012

Grupo de teatro amador do IFAC se apresenta em Florianópolis


O espetáculo “Empate: vida e morte de Chico Mendes” foi uma das atrações do II Fórum Mundial da Educação Profissional e tecnológica, realizado em Florianópolis, Santa Catarina, fazendo parte da programação cultural do evento.

A apresentação, realizada no último dia 30 de maio, conta com a participação de alunos e ex-alunos do Instituto Federal do Acre – Campus Xapuri e é dirigido por Laudo Natel e texto de Amarildo Ferreira, encena uma parte da vida do seringueiro Chico Mendes e sua luta junto aos povos da floresta, verdadeiros guerreiros de Xapuri.

Anteriormente, ‘Empate: vida e morte de Chico Mendes’ foi montada em 1999 pelo Grupo Poronga, se apresentando em diversos festivais de teatro estaduais e cidades acreanas. O texto é uma versão simplificada da trajetória de Chico Mendes e sua gente, mostrando os empates, fruto dos conflitos com os sulistas que vieram para o Acre, na década de 1970, com o objetivo de transformar os antigos seringais em fazendas para a criação de gado.

Atualmente é encenada pelos grupo amador de alunos do IFAC – foram feitas duas montagens e não mais que três apresentações, pois são direcionadas para eventos específicos e, por isso mesmo, não contando com um trabalho técnico mais elaborado.

O evento, que iniciou-se em 28 de maio e se encerra hoje, busca levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação, contando com debates, conferências, oficinas, Mostra de Inovação Tecnológica, Mostra de Artes Visuais, Mostra de Pôsteres, Feira Gastronômica, Feira de Economia Solidária e Feira do Livro.

Mais informações sobre o Fórum podem ser adquiridas clicando aqui.

Foto: Divulgação do evento.

Nenhum comentário: