Aplausos

O maior pagamento pelo labor de um artista são os aplausos sinceros de uma platéia exigente. E quem disse que crianças e adolescentes não formam o coletivo de plateia exigente? E esse é o maior retorno dos jovens da Cia. Arte na Ruína e Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri.

Na manhã da última sexta-feira, 18 de maio, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, fazendo parte da programação da 10ª Semana Nacional de Museus, artistas de dois grupos xapurienses se reuniram para apresentar, no Museu do Xapury, o espetáculo "E quem mandou se chamar Maria Bonita?", arrancando risadas - e a importantíssima participação de voluntários que interagiam com os atores.

A mesma apresentação se repetiu à tarde, com público não menos exigente e participante - formado por estudantes da rede estadual de educação.

Com o tema "Museus em mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações", a Semana permitiu a continuidade de um trabalho já desenvolvido pelo Museu do Xapury - o de abrir seu espaço para a comunidade, não apenas para visitas guiadas e consulta a seu acervo, mas aos artistas e seu público, para que dialoguem através da lúdica Arte e assim possam promover as mudanças necessárias, devidamente debatidas nas singelas (e sinceras) apresentações culturais.

O fazer artístico e cultural se estende, contagiando o público, que também se torna participante - seja nas apresentações, seja na vida, com as mensagens que permeiam o vislumbrar surreal dos contatos visuais/sensoriais.

Ficha técnica
Espetáculo: E quem mandou se chamar Maria Bonita?


Texto: Clenes Guerreiro

Direção: Clenes Guerreiro e Cleilson Alves

Realização: Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri e Cia. Arte na Ruína

Contrarregra: Álder Járide D´Ávila

Elenco:
*Clemilsa Alves - Maria Bonita Loira
*Elaine Queiros - Maria Bonita Morena
*Clenes Guerreiro - Apresentador Pedro Roberto Manoel
*Cildo Aquino - José João
*Willis Martins - João José
*Dyogo Henrich - Assistente de palco
*Álder Járede - Participação especial

Fotos:
*Artistas e guias do Museu do Xapury - Por Caticilene Rodrigues;
*Público - Por Álder Járede D'Ávila
*Apresentação - Por Caticilene Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015