quinta-feira, 26 de abril de 2012

Capacitação Museológica


Funcionários passam por curso de capacitação
Nos dias 16 e 17 de abril realizou-se, em Xapuri, curso de capacitação para os funcionários dos Espaços de Memória Chico Mendes e do Museu do Xapury, ministrado por Liberalino Alves de Souza, Chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM).

Dentre os conteúdos expostos e debatidos nos dois dias estavam: paleontologia, geologia, história do Acre, povos tradicionais da floresta, ocupação do Acre e ciclos da borracha, avanço da pecuária, destruição da floresta e meio ambiente, o ícone Chico Mendes, empate e guiamento/atendimento a público.

O objetivo foi dar início a um processo de formação continuada, qualificando os agentes responsáveis pelo trabalho em instituições museológicas do município, fornecendo instrumentos que possibilitem a percepção da amplitude e especificidade do trabalho realizado, melhorando os serviços ofertados aos visitantes de tais espaços.

Livros e arquivos digitais sobre as temáticas abordadas foram deixados aos guias estagiários de exposição de museu para que a formação, de fato, seja contínua, mesmo sem a presença do mediador.
Segundo Liberalino, a instituição museológica é formada por diversos profissionais, mas quem está a frente, recebendo e guiando o visitante é o guia, sendo, portanto, o principal elo de caracterização dos museus e, por isso mesmo, devendo estar sempre lendo e se preparando.

Outras fases do programa de capacitação devem acontecer ainda esse ano.

Foto:
*Liberalino (Libério) com os guias - de Caticilene Rodrigues.

Nenhum comentário: