Primeira turma dos Cursos de Artes da UnB defende monografia

A relação entre teoria e prática no Ensino das Artes, apesar de dimensionar conhecimentos específicos, ocorre em um espaço de comunhão entre o que seriam dois tipos específicos de experiência prática cada uma com sua própria dimensão teórica, de modo a promover uma unidade de conhecimento amalgamada de sentido e constituinte de um campo do saber. Em tantas palavras, a práxis da teoria/prática do Ensino das Artes suscita simultaneamente tanto considerações sobre procedimentos, intenções e realizações de experiência estética, bem como sobre circuitos, contextos, agências e devaneios da forma de apresentação, exposição e avaliação de conteúdos. De alguma forma, a concepção, inspiração, criação, fruição, contemplação ou recepção do que é considerado artístico gera instâncias específicas de análise, crítica e entendimento, bem como de ensino/aprendizagem.
E foi dentro desse sentido, filosófico da Arte, por assim dizer, que nos últimos quatro anos, acadêmicos dos Cursos

de Artes Visuais e Teatro se embrenharam no caminho da busca por um ensino engajado das Artes na educação brasileira.

Sendo a primeira tentativa de levar Cursos Superiores de Artes para diferentes localidades brasileiras, a Universidade de Brasília, através do programa Universidade Aberta do Brasil, disponibilizou no formato à distância Licenciaturas em Artes Visuais, Teatro e Música, possibilitando a formação de dezenas de professores, em pólos estabelecidos nos Estados do Acre, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Paraíba, AlagoasMinas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Para finalização dos Cursos, os acadêmicos defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso, em datas estabelecidas pela UnB, em cada pólo onde foram ofertados.

Dessa forma, em Xapuri, nos dias 29 e 30 de novembro de 2011, 9 alunas de Artes Visuais e no dia 14 de dezembro, 1 aluno de Teatro, apresentaram suas monografias a uma banca de 02 professores vindos de Brasíli (para cada Curso)a, juntamente com os tutores presenciais, sendo aprovados como os mais novos Licenciados em Artes do Estado do Acre.

As apresentações aconteceram conforme seguinte cronograma:

Artes Visuais:

Apresentações de terça-feira, dia 29/11:
1 - Rosemeire Ribeiro Cunha Caetano
2 - Fernanda Gomes dos Santos
3- Maria de Fatima da Silva
4 - Marcia Regiane Nogueira Pereira

Apresentações de quarta-feira, dia 30/11:
1- Fabia Gonçalves Franklin
2 - Silvia Cristina Zulian
3 - Ligia da Silva Vasconcelos Costa
4 - Ceilde Nely Menezes
5- Lourdes Eufrasia Torres da Silva

Teatro:

Apresentação de quarta-feira, 14/12:

1 – Clenes Alves da Silva

A formatura de ambos os Cursos está prevista para fevereiro de 2012.


Fotos:

1 - Clenes e professores da banca - Por Clemilsa Alves;

2 - Márcia e professoras da banca - Por Clenes Guerreiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015