Artista plástico xapuriense é destaque na ExpoAcre 2011

A ExpoAcre é um dos eventos do Estado que abre espaço para que os produtos – assim como seus produtores – se tornem destaque nas diferentes exposições abertas à população local e também de outros municípios e até mesmo estados. Dentre as várias atrações desse ano estavam os trabalhos do artista plástico Rômulo Rodrigues.
Rômulo Rodrigues tem 24 anos e trabalha com as artes plásticas desde os 13. Em seus trabalhos busca abordar os temas locais como os povos da floresta e suas lendas, os animais amazônicos, índios, Chico Mendes e os prédios que são ícones da luta de quem mora na mata acreana.
Dentre as diferentes técnicas de seus trabalhos estão a xilogravura, óleo sobre tela, escultura, dentre outras. Muitos dos produtos utilizados são extraídos da própria floresta, através de métodos conhecidos pelos artistas da região e outros, ainda, criados por Rômulo.
Das especializações que permeiam seu trabalho estão as oficinas com Wagner San (artista de Bodoquena/MS, com quem trabalhou em diversas situações) e Clementino Almeida – outro conhecido artista xapuriense, que atualmente vive em Rio Branco – e o Curso de Artes Plásticas que fez na Usina de Artes João Donato, o que não exclui seu modo particular de criar e recriar seu talento.

O artista também participou de outras expressões artísticas como o teatro com o Grupo Arte na Ruína e o cinema, quando a história da aglomeração de diferentes artistas se transformou em um curta-metragem, em 2008 – foi nesse período que retratou Chico Mendes mais ligado ao jovens, retratando o empate cultural que os artistas xapurienses faziam baseados em seus ideais.

Rômulo já expôs em diversos lugares do Estado, incluindo praças e igreja, participando de uma exposição exclusiva no Museu do Xapury, em janeiro desse ano, em homenagem ao Santo Padroeiro da cidade.
Também já ganhou alguns prêmios a nível estadual com seus trabalhos e foi um dos artistas mais elogiados da ExpoAcre 2011, vendendo parte de sua produção para o público participante, sendo um dos destaques do evento e da pequena Xapuri.
Fotos:

*1 - O artista Rômulo Rodrigues - Divulgação Arte na Ruína;
*2; 3 e 4 - Trabalhos do Artista;*5 - Exposição no Museu do Xapury em janeiro de 2011 - Por Clenes Guerreiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015