Filme ‘Arte na Ruína’ participa do 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Começou na noite de terça-feira, 23 de novembro, a mostra competitiva do 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde participam grandes nomes do audiovisual nacional.

Uma semana inteira dedicada ao cinema brasileiro, que premiará diversas categorias, dos mais (in)revelados estados do Brasil.

O FBCB é um dos mais tradicionais festivais do país e, por ser o último no calendário de mostras de cinema e exigir ineditismo dos filmes participantes, causou polêmica em 2008 por trazer majoritariamente documentários na mostra competitiva de longas metragem em 35mm.

Esse ano, trazendo mais uma inovação, exibirá a mostra de documentários produzidos pelo programa Petrobrás ‘Revelando os Brasis’, dirigidos por artistas de cidades de até 20 mil habitantes e selecionou um documentário acriano, de Xapuri, terra de Chico Mendes, intitulado “Arte na Ruina’, lançado em 2008.

Arte na Ruína, com roteiro e direção de Wagner San e Clenes Alves, conta a história do Grupo de mesmo nome, da cidade de Xapuri, um pequeno mundo no Acre que se tornou palco para a tão necessária reconstrução de dois mundos em ruínas: uma delegacia abandonada e um grupo de jovens artistas oprimidos. O projeto Arte na Ruína (a 50 metros da casa do líder Chico Mendes) tem se tornado o símbolo de uma arte experimental onde um único jovem aceita o desafio de revelar para o público, através do espetáculo ‘O Ensaio Surreal do Grito Sufocado’, detalhes que levaram seus habitantes e artistas ao palco de suas vidas.

O filme acriano será exibido na programação do dia 29/11, às 15h, na Sala Alberto Nepomuceno do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília e já é um dos mais aguardados pelo público.

A mostra competitiva começa hoje e vai até a próxima segunda-feira (29). A expectativa da organização é que 70 mil pessoas acompanhem o festival, que vai distribuir R$ 550 mil em prêmios.

Mais informações no site: http://www.festbrasilia.com.br/2010/ e http://artenaruina.blogspot.com

As fotos são de divulgação do filme (e o banner do Festival).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015