Dia Internacional da animação

Pelo segundo ano consecutivo Xapuri participa do “Dia Internacional da Animação”, organizado no Brasil pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA, com apoio de seus associados espalhados por todo Brasil.

O “DIA” é comemorado em 28 de outubro e é uma mostra de curtas-metragens de animação nacionais e estrangeiros.

Em 2009, o 6º DIA foi realizado em 400 cidades brasileiras, sendo o maior evento do gênero a ser realizado simultaneamente em todo o país. Em 2010 a 7ª Edição vai exibir filmes, estimular debates, divulgar as atividades dos profissionais, despertar o interesse em fazer cinema de animação, revelar talentos, formar novas platéias, integrar e motivar o público de cinema no país.

Em Xapuri a mostra contará com uma programação paralela, que inclui diversas apresentações culturais de artistas da cidade pertencentes aos Grupos Arte na Ruína e Fuxico de Contadores de Histórias. Os eventos serão realizados no Museu do Xapury, situado à Rua Cel. Brandão, 156, Centro, ambiente que tem se tornado um verdadeiro centro de referência cultural da região, agrupando os fazedores de arte dos arredores, dando visibilidade Às suas produções e abrindo o espaço museológico para o público em geral.

O coordenador local, Clenes Alves, acredita que todas as formas de arte devem contemplar e ser contempladas por todos: “O cinema de animação tem ganhado proporções gigantescas e como manifestação da arte visual deve ser levada a todos, disponibilizada para todas as camadas sociais da população – fato que tem sido possibilitado através do ‘Dia da Animação’. Sendo assim, não tem como deixar Xapuri de fora dessa verdadeira ‘inclusão de animação’.”

Os eventos paralelos são:

Espetáculo 'A vassoura da Bruxa'

Grupo Arte na Ruína

A partir das 15:30h


Contos e Recontos de Xapuri

Prêmio Funarte de Circulação Literária 2010

Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri

Às 16h

Local do evento: Museu do Xapury, situado à Rua Cel. Brandão, 156, CentroXapuri/AC

Data e horário da mostra oficial: 28 de outubro de 2010 às 19h30.

O evento conta ainda com mostra para deficientes visuais e auditivos e mostra infantil e está inserida dentro do Projeto Museu e Arte Xapuri.

Apoiadores: Museu do Xapury, Grupo Arte na Ruína, Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri, FEM, Comercial Duarte e ArtMóveis.

Ilustração:
*Dia da Animação - Divulgação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015