Encontro da Diversidade Cultural

Somos Cultura de Xapuri
Por Cleilson Alves

Hoje é meu aniversário e estamos voltando para o Acre após virmos para o Rio de Janeiro, no último dia 04, para representar as diferentes manifestações culturais do povo amazônico, mais propriamente de Xapuri.
Do Acre fomos três representantes: Eu, representando o teatro (Arte na Ruína e Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri), REJUPAM (Rede Juvenil do Patrimônio Mundial) e Museu do Xapury; Awrá Omin, Yalorisà de Xapuri (representante de terreiros/ Religião de matriz africana (Candomblé)) - ambos de Xapuri; e Ary (Representante da Cultura Afro do Acre) - importantes nomes nos segmentos a que pertencem.
A Secretaria da Identidade e da Diversidade (SID) do Ministério da Cultura, responsável pelo evento, propiciou várias rodas de debates, socializando culturas do Brasil e discutindo temas relevantes que muito contribuirão para as políticas sociais destinadas para o real povo que vive nesse país.
Também participamos de programações paralelas, como shows, espetáculos e passeios pela cidade maravilhosa (realmente, o Rio é e continua liiiiindo!).
Esse foi um verdadeiro presente de aniversário, onde aprendi muito, levei a minha contribuição, dentro do segmento a que pertenço, que levarei para toda a vida.
Lá reencontrei alguns amigos feitos no Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial - gente boa pra caramba!
Também pude conhecer melhor as figuras já citadas (Awrá e Ary) e todos encontramos ponto em comum: o preconceito que passamos ao tentar expressar aquilo que marca nossas origens e que tão profundamente acreditamos.
E o que mais aprendi? são muitos brasis dentro desse grande Brasil. E nossas contribuições culturais, mesmo que pareçam mínimas para a gente, são de uma importância enorme pois caracterizam o país que temos e aqueles que queremos - e devemos lutar - para ter!
E em meu aniversário eu desejo tudo de bom para todos - especialmente para você que gastou alguns minutos de seu tempo lendo minhas frases mal escritas mas cheinhas de sentimento.

Fotos:
*1 - Cleilson e Awrá - Foto de Ary;
*2 - Representantes de Xapuri com um dos animadores do evento - De Ary.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015