sábado, 14 de agosto de 2010

Revelando os Brasis: Inscrições continuam abertas até o dia 16


Estão abertas até o dia 16 de agosto as inscrições para o Concurso de Histórias do Revelando os Brasis Ano IV. Parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras, Revelando os Brasis tem como objetivo viabilizar a produção de vídeo digitais nas pequenas cidades brasileiras.

De acordo com levantamento divulgado em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 5.568 municípios; desses, 4.006 têm até 20 mil habitantes.

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e ser morador de município brasileiro com até 20 mil habitantes. As 40 histórias selecionadas serão transformadas em vídeos com duração de 15 minutos pelos seus autores.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no site www.revelandoosbrasis.com.br. Mais informações no Instituto Marlin Azul através do e-mail revelandoosbrasis@gmail.com.

Podem ser inscritas histórias reais (baseadas em fatos históricos, personagens e tradições populares) ou de ficção. Os autores selecionados participarão de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, mobilização cultural e direitos autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, eles contarão com o apoio da estrutura de produção oferecida pelo Revelando os Brasis para realizar os vídeos.

Depois de finalizados, os vídeos são apresentados em suas comunidades através do Circuito Nacional de Exibição, que leva uma tela de cinema para os municípios. As produções também são exibidas no Programa Revelando os Brasis, que vai ao ar pelo Canal Futura. A partir de 2008, os vídeos do projeto foram lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.


Arte na Ruína


Em 2008 o grupo Arte na Ruína realizou um documentário sobre suas histórias, ambientes, performance, loucuras, ousadias e sonhos. A história foi selecionada e o proponente, o artista plástico Wagner San, passou por oficinas de audiovisual no Rio de Janeiro, iniciando as gravações no mesmo ano, sob sua direção e de Clenes Alves.

O elenco foi o próprio Grupo Arte na Ruína – atores, músicos, dançarinos, artistas plásticos, contadores de estórias, artistas de Xapuri que sem espaço para apresentar, sem apoio, resolveram se reunir e fazer o espetáculo "O ensaio surreal do grito Sufocado", apresentado em uma delegacia velha e abandonada, em profundas ruínas, cujo teto eram as estrelas brilhantes do céu, há menos de 100 metros da casa de Chico Mendes, guardados por suas fortalezas e baseados em seus ideais.

O curta-metragem foi exibido na cidade, em todas as cidades brasileiras com as histórias contempladas pelo programa, além do Canal Futura, para todo o país.


Se você tem uma boa história para contar, ainda dá tempo de se inscrever!


Fotos/Ilustração:

Flyer do Revelando os Brasis – Ano IV – Divulgação;

Foto Gravação do Curta 'Arte na Ruína' – Divulgação.

Nenhum comentário: