Patrimônio Jovem

Cleilson Alves, de Brasília

Caro leitor, não sei se já está sabendo mas sou o jovem selecionado para representar o Acre no Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial e me encontro em Brasília, passando por diversas oficinas, visitas guiadas, seminários, apresentações culturais, juntamente com adolescentes dos países da América do Sul, dos países africanos e asiático de língua portuguesa, e dos países ibéricos: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Timor Leste e, também, representantes de todos os estados brasileiros.

Como quesito para a entrada, todos nós encaminhamos para a equipe de seleção um projeto que contemplasse o resgate e disponibilização dos patrimônios imateriais de nosso país por meio de alguma ação criativa, própria de cada local, dando espaço a uma vaga por estado (no caso de algum estado ser desclassificado a vaga seria destinada a outro estado ou país).

Eu, diretamente do Acre, apresentei o Projeto “Seringais Culturais”, propondo um resgate do patrimônio imaterial regional, ou seja, a memória de nossos avós (seringueiros, índios, castanheiros, ribeirinhos, soldados da borracha) disponibilizando ao público por meio de contação de histórias dentro dos museus – trabalho esse que já desenvolvo juntamente com o Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri.

Tal projeto foi selecionado e me trouxe até aqui – vim representando o Acre, juntamente com mais 44 projetos do Brasil e dos países já citados, onde, ao final do fórum, serão patrocinados os 03 melhores.

O fórum teve início em 16 de julho e se encerra no dia 26 e é um grande ganho do Acre, pois está levando a sua cultura, seu patrimônio imaterial a outros cantos do país e do mundo e Xapuri, evidentemente, só tem a ganhar.

Como artista e cidadão me sinto honrado de poder dizer que estou lutando e fazendo a minha parte e por isso mesmo gostaria que tal material fosse publicado nos blogs da minha terra querida, levando ao conhecimento das pessoas.

Mais informações podem ser obtidas através do endereço: http://www.patrimoniojovem.com.br

Foto do arquivo pessoal de Cleilson Alves

Comentários

FernandaRocha disse…
Olá Cleilson. Acabo de conferir seu blog e achei interessantíssimo. Assemelha-se ao que apresentei no Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial. Pos este motivo, tomo a liberdade de disponibilizar este endereço no link de sites de interesse do nosso site, após sua reformulação.

Parabéns pelo trabalho!

Fernanda Rocha de Oliveira - João Pessoa-PB

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015