sexta-feira, 9 de julho de 2010

Jovem xapuriense é selecionado para representar o Acre no Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial

Apresentando o projeto “Seringais Culturais”, Cleilson Alves da Silva, ator do Grupo Arte na Ruína e Contador de estórias do Grupo Fuxico, foi escolhido para representar o Acre no Fórum que será realizado nas cidades de Foz do Iguaçu (PR), Missões de São Miguel e Santo Inácio (Argentina), Cidade de Goiás (GO) e Brasília (DF).

Com o objetivo principal de oportunizar aos jovens um processo de desenvolvimento das habilidades e capacidades que lhes permitam identificar e desempenhar suas responsabilidades individuais e coletivas na preservação e valorização do patrimônio cultural em âmbito local, nacional e mundial, o Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial abriu edital de seleção para jovens que tivessem projetos voltados para a área de patrimônio mundial – fechando no dia 05 de Julho.

A intenção era selecionar 45 jovens – pelo menos um representante por Estado, com vagas remanescentes destinadas a jovens de outras nacionalidades – que participarão do Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial, iniciando no dia 16 de julho e concluindo no dia 26.

No fórum, Cleilson participará de workshops, debates abertos, apresentações culturais, tour cívico-cultural, além de apresentar o projeto pessoalmente para fins de custeio das ações propostas do xapuriense.

Sobre o Fórum

O Brasil é país sede da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial e diante dessa significativa oportunidade que traz à tona temas relevantes para a formação cultural, investe em uma tradicional iniciativa que mobiliza os jovens para um momento de intercâmbio sobre o patrimônio mundial.

As atividades do Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial no Brasil foram idealizadas com a finalidade de criar um importante espaço de ação e reflexão acerca dos temas relacionados ao Patrimônio Cultural e Natural, instigando uma postura ativa, engajada e para fomentar a construção conjunta de alternativas e contribuições para as políticas voltadas para a salvaguarda do Patrimônio Cultural. Da mesma forma como já ocorre em outras regiões que criaram fóruns de juventude vinculados ao Patrimônio Mundial, o Brasil intenciona fomentar uma Rede internacional de discussões permanente e de amplo alcance, onde os participantes continuem, nas suas comunidades de origem, o processo de articulação, consolidando tal proposta em uma rede regional de Educação Patrimonial e de promoção do Patrimônio Cultural.

Projeto “Seringais Culturais”

O projeto tem o objetivo principal de Coletar dados - entrevistas, fotos, depoimentos, cartas antigas - de pessoas que vivem ou viveram nos seringais amazônicos, disponibilizando suas histórias por meio de contação de histórias, oficinas e blog, ressaltando o patrimônio imaterial de nosso povo.

Ao longo da programação estaremos postando mais informações nesse espaço.

Para saber mais acesse: http://www.patrimoniojovem.com.br

Nenhum comentário: