Pular para o conteúdo principal

Mais um xapuriense a caminho

Na última sexta-feira, 28 de maio, aconteceu no Museu do Xapury, às 17:00h, o chá de bebê da Caticilene. Organizado por D. Lurdes e Mariana, funcionárias do Museu, a pequena festa contou com a presença de amigos e parentes da grávida.

Para quem nunca foi a um chá de bebê – meu caso – não sabe que a mulher tem que adivinhar o que tem dentro dos pacotes de presentes (muito bem disfarçados por quem os deu) e paga uma prenda toda vez que errar. Não precisa nem dizer que todos torcem para que aconteçam sucessivos erros.

Um diferencial na festa para Caticilene é que foram convidados homens e mulheres – o habitual chá de bebê é um verdadeiro clube da Luluzinha, pois só tem convidadas do sexo feminino.

O que também não pode faltar são os “comes e bebes” que, nesse caso, se constituíam em pastéis, quibes e muitos refrigerantes – nada típicos na nossa região mas muito gostosos (e verdadeiros inimigos de toda e qualquer dieta).

A festa surpresa não foi apenas para comemorar a chegada do novo – e por que não dizer ilustre – xapuriense que chegará à terrinha no dia 11 de junho, por meio de parto cesariano; também foi uma espécie de despedida dos trabalhos da gestora de políticas públicas, atual coordenadora do Museu do Xapury, que entrará de afastamento temporário um dia antes de seu parto.

Como todo bebê que vem chegando necessita de boas vindas acaloradas essa foi uma maneira interessante que encontramos de dizer ao ‘Gustavo’ – sim, pessoas, segundo as benesses da modernidade, personificadas por meio da ultrassonografia, será um menino que, evidentemente, já ganhou nome – que ele é bem vindo e que vai morar em uma cidade de pessoas guerreiras, que lutam por dias melhores para si e para os seus.

E, como são muitas as formas de contar diferentes histórias que compõem a pequena e aconchegante Xapuri, esta singela – mas marcante – festa está sendo postada aqui.

Cátia, ficam aqui os votos de um parto tranquilo e que Gustavo chegue com saúde e traga muita luz para a sua vida e de sua família (grifo do amigo Clenes).

Fotos - por Clenes Alves:

*1 - Caticilene e a pequena Vitória;

*2 - Caticilene ao lado de sua filha Mariana e sua sogra Miraci.


Comentários

Thony Christian disse…
Parabéns ao novo Xapuriense que está a caminho.
Lindo texto.

Postagens mais visitadas deste blog

O jacamim

O jacamim mora na floresta, costuma andar de bando com 10 a 15. É uma ave interessante, de cor branca com preto, tem o pescoço comprido, as pernas finas e grandes. Durante o dia anda no chão, porém à noite ele voa para uma árvore alta para dormir, pois assim se sente mais protegido. Ele gosta de esturrar de dia e à noite quando está na dormida. Corre muito na restinga e até no mato cerrado, como no esperaizal e no tabocal. Se alimenta de frutas de copaíba, guariúba, manitê, pama e itaúba; de insetos como formigas, aranhas e besouros, de embuá, minhocas da terra firme, mossorondongo e gongos. Além disso o jacamim ainda se alimenta de animais como a cobra, o sapo e o jabuti. A história do jacamim é quase idêntica à do queixada: por onde eles passam acabam com tudo o que tem pela frente. Apesar de ser um pássaro é muito perigoso para outros animais pequenos. Faz o ninho em paxiúba ou em pau ocado. Põe até 4 ou 5 ovos e sempre quem choca é o casal. Isso acontece no fim do verão. Qua

A vida nas famílias xapurienses (Período de 1940 – 1960)

Nas décadas de 1940 a 1960 as famílias xapurienses tinham seus valores centralizados na educação familiar, escolar e religiosa. A família era patriarcal, conservadora e tradicional. O pai representava a figura central, onde todos deviam temê-lo e obedecê-lo, fazendo aquilo que ele mandava e não o que ele fazia. A figura da mãe era vista como a “rainha do lar” onde tinha obrigações de cuidar bem dos filhos, marido e dos trabalhos domésticos. Cabia somente aos homens trabalhar “fora” e garantir o sustento da família. As mulheres desempenhavam sua função dentro do lar, pois, na vida pública, ainda não havia conquistado os seus espaços. Eram muitas vezes reprimidas de seus desejos, anseios, sonhos vivendo subjugadas às ordens de seus esposos. O pais é que escolhiam a “pessoa ideal” para casar com seus filhos, dependendo da classe social e da família em que estavam inseridos. A maioria dos casamentos se dava por interesse econômico entre ambas famílias. Os filhos, desde cedo, eram e

O Hino de Xapuri

O Hino de Xapuri tem como autor da letra, o cearense de Fortaleza, nascido em 02 de fevereiro de 1921 “Fernando de Castela Barroso de Almeida”, radicado no Acre em 1943. Trabalhou cortando seringa no Seringal Liberdade, no Alto Purus, escolhido para ser escrevente e redator de cartas do patrão, logo passa a ser gerente e anos depois mudar-se para Manuel Urbano. E logo em seguida fixa residência em Rio Branco. Escritor, poeta e jornalista, publicou as obras literárias Poesias Matutas e Poesias ao Deus Dará. Segundo o mestre Zuca, seu amigo, a letra do Hino de Xapuri foi escrita em Rio Branco-AC. A música do Hino de Xapuri foi instrumentalizada pelo mestre de música Sargento JOSÉ LÁZARO MONTEIRO NUNES, falecido na cidade de Rio Branco, em 07 de setembro de 1988, aos 59 anos de idade. Hino de Xapuri I Página viva da história acreana recebe o nosso afeto e gratidão reverente o teu povo se irmana neste hino que é hino e oração II Terra formosa, terra gentil És Princesa do Acr