Festa no Seringal Cachoeira



Mês de Junho é significado de festas típicas em diversos lugares brasileiros e, evidentemente, na cidade de Xapuri não poderia ser diferente. Com muita música, danças e bebidas típicas o povo guerreiro da Princesinha se diverte e encanta com sua peculiar cultura junina, regada ao toque da sanfona, triangulo, zabumba e o conhecido violão.

No festivo mês tudo é motivo para comemoração, e foi o que aconteceu no reencontro da família Monteiro de Oliveira no Seringal Cachoeira em Xapuri, no Acre, que há mais de 50 anos estava vivendo no Ceará, longe de parte de seus familiares que hoje residem na Princesinha do Acre - cujo paradeiro fora localizado graças à moderna internet.

Para comemorar, uma festa no Seringal Cachoeira, onde tocaram nomes famosos como Monteirinho, Miguel Mendes (primo de Chico Mendes), Dito e Carrilho, enquanto os pares - homem com mulher a até mulher com mulher, típico dos seringais - bailavam animadamente para registrar sua alegria, como em um rito surreal do povo seringueiro.


Música tocada: Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga
Vídeo registrado por Gutierri Ferreira da Silva para o Projeto História Multimídia de Xapuri

Comentários

Thony Christian disse…
Uau.
Vídeo interessante. Sendo festa, e no seringal Cachoeira, está tudo certo. Só demonstra um pouco mais da história do nosso estado, da nossa Amazônia e da tão esquecida (pelos políticos locais) Xapuri.

Parabéns pelo trabalho de vocês!

Thony
Arnaldo disse…
O seringal Cachoeira é tão famoso quanto Chico Mendes, Xapuri ou mesmo a Amzônia.
Que bom ver que está sendo tratado também aqui nesse espaço de história importante do mundo.
Aqui em Portugal sempre ouço falar em Chico Mendes e na Amazônia. Encontrei o blog por acaso e não vou deixar mais de ler.
Sou brasileiro de BH/MG, mas já moro em Lisboa há mais de 10 anos. Sinto falta do Brasil e da minha história.
Um abraço aos amigos brasileiros.

Arnaldo
manoel disse…
Acho q sou a única pessoa que nunca foi ao Seringal Cachoeira. É bom ler sobre o seringal.

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015