Pular para o conteúdo principal

Xapuri

Fundada em 1883 com a chegada dos primeiros exploradores a região do Alto Acre, no final do século XIX, Xapuri era ainda um pequeno povoado com poucas casas e barracas que abrigavam cerca de 150 pessoas. A partir da década de 10, Xapuri teve uma vida econômica e sócio-cultural bastante agitada. Sua produção de borracha e sua população aumentavam continuamente. Foram construídas novas casas e instaladas a Intendência Municipal e outras repartições públicas. Enquanto nas colocações dos seringais as moradias eram constituídas apenas de uma barraca erguida no meio de uma clareira para abrigar o seringueiro, nas sedes dos seringais, como nas cidades, os casarões eram construídos seguindo modelos e utilizando matérias-primas importadas.
A Rua do Comércio oferecia de tudo que seus clientes pudessem necessitar: comidas variadas, louças, calçados, tecidos, armas, medicamentos, bebidas, música e diversão. Nessa rua se localizavam também hotéis, barbearias, banco e "clubs" sociais. E foi justamente essa junção da arquitetura importada pêlos patrões para os seringais e as cidades, com as condições características do meio ambiente e os conhecimentos tradicionais dos povos da floresta, que produziram em Xapuri uma arquitetura bastante diversificada. Assim, ainda hoje, Xapuri guarda nas fachadas da Rua do Comércio, ou mesmo nos antigos casarões que resistem à voracidade do tempo, parte importante da história da formação da sociedade acreana.

Fotos:
*Corte da seringa - Dhárcules Pinheiro;
*Residência de paxiúba localizada na Reserva Estrativista Cachoeira: Acrevo Patrimônio Histórico e Cultural - FEM.

Comentários

Felipe Guedes disse…
Parabéns meu amigo por essa iniciativa, que só vem a contribuir com essa cidade maravilhosa e com todos aqueles que assim como eu são apaixonados por este lugar.

Mais uma vez parabéns e sucesso nesse novo desafio.
Thony Christian disse…
Uau!
quanta coragem a de vocês, porque contar a história de Xapuri - assim como a do Acre em geral - num é uma tarefa fácil, não.
Mas sei que com pessoas competentes e criativos como o Clenes no meio disso tudo só pode dar muito certo.
Já virei fã de carteirinha.
Abraços.
Thony Christian disse…
O trabalho de vocêsnão será nada fácil, uma tarefa realmente muito complicada mas certamente prazerosa (seja para nós leitores como para vocês pesquisadores).
Caticilene não conheço pessoalmente ainda, mas o Clenes sim, e sei da competência e criatividade desse rapaz.
Parabéns a vocês, contem com esse leitor aqui.
Abraço a todos.
Unknown disse…
OI,
não pude deixar de clicar no link que me mandaram por e-mail e pelo orkut... por um instante até pensei que era vírus. Que bom que não me arrependi.
O blog está rico em informações de Xapuri, cidade conhecida no mundo todo e é evidente que eu não podia ficar de fora dessa, tinha que conferir e comentar!!!

Meus parabéns a Caticilene e ao Clenis pela iniciativa.
Textos bem escritos, curtos, altamente informativos e fotos lindas (qualidade mil tb).
Beijinhos e boa sorte a vocês!
Parabéns mesmo!

Danny
Unknown disse…
Eu só tenho uma pequena dúvida nessa história linda, é se poderemos mandar sugestões de temas a serem abordados ou se vcs tem os textos e temas todos prontos?
Tenho coisas a sugerir (olha a enxerida) :)

Até mais.

Danny
Unknown disse…
Boa noite leitores,

estou esperando para acessar esse blog desde que soube que ele sairia. Ainda bem que é papel da FEM, assim como o Governo do Estado, Governo da floresta, apoiar idéias criativas e enriquecedoras como essas.

É empolgante saber que ainda existem pessoas como Caticilene Rodrigues e Clenes Alves, historiadora e futuro economista e artista, que vão melhorar uma cidade tão bonita e esquecida como Xapuri, resgatando e disponibilizando para nós suas histórias e curiosidades.

A FEM certamente apoiará uma continuidade de tal projeto brilhante!

Parabéns e espero brevemente conhecê-los pessoalmente na 'Princesinha do Acre'.

Abraço acreano.
Ritinha Sese disse…
Que legal.
Parabéns pela iniciativa.
Nós, da comunidade de romances estaremos sempre de olho.
Bjos
Pietra Dolamita disse…
O importante das palavras é a redenção com o mundo. E tão bonito escrever e contar histórias de um lugar entre rios que se abraçam na curva de São Sebastião. Xapuri palavra forte como os guerreiros que nasceram neste lugar indecifravél e mágico. Agora eles, se digitalizam, e fazem a Arte algo mais...Permitindo que todos os que habitam em outras querência possam conhecer Xapuri. Se fosse definir este lugar chamaria de Liberdade e Extremo Amor ao universo.
Obrigada Clenes,
Obrigada Rivangela,
Obrigada Caticilene.
Unknown disse…
Um pouquinho da nossa história!
que bom que agora temos um endereço na internet para acesso imediato - tanto de deleite quanto de pesquisas diversas.
Parabéns a vocês!
Vou acessar assim que tiver acesso novamente.

Abraço a vocês.
Anônimo disse…
Gostei muito da iniciativa.
Ainda não conhecia muito da historia da cidade de Xapuri, apenas de chico Mendes.

Xistos/SP
Unknown disse…
Olá, amigos leitores do Blog História Multimídia de Xapuri,

novamente agradecemos as visitas e comentários - estamos aqui justamente para isso - e gostaríamos de responder à dúvida colocada:

* Sobre os temas futuros - que serão abordados: Na verdade o blog é resultado de um Projeto de Pesquisa Histórico-cultural e alguns temas já estão, desde o início, na nossa lista de postagens futuras, mas sugestões são sempre bem-vindas - até porque os textos ainda não estão prontos, apenas esboçados;

* Quem quiser sugerir, enviar textos, fotos (desde que devidamente referenciados) pode ficar à vontade. Podendo fazê-lo por esse espaço ou pelo e-mail: historiamultimidiadexapuri@gmail.com.

Agradecemos a td@s!

Postagens mais visitadas deste blog

O jacamim

O jacamim mora na floresta, costuma andar de bando com 10 a 15. É uma ave interessante, de cor branca com preto, tem o pescoço comprido, as pernas finas e grandes. Durante o dia anda no chão, porém à noite ele voa para uma árvore alta para dormir, pois assim se sente mais protegido. Ele gosta de esturrar de dia e à noite quando está na dormida. Corre muito na restinga e até no mato cerrado, como no esperaizal e no tabocal. Se alimenta de frutas de copaíba, guariúba, manitê, pama e itaúba; de insetos como formigas, aranhas e besouros, de embuá, minhocas da terra firme, mossorondongo e gongos. Além disso o jacamim ainda se alimenta de animais como a cobra, o sapo e o jabuti. A história do jacamim é quase idêntica à do queixada: por onde eles passam acabam com tudo o que tem pela frente. Apesar de ser um pássaro é muito perigoso para outros animais pequenos. Faz o ninho em paxiúba ou em pau ocado. Põe até 4 ou 5 ovos e sempre quem choca é o casal. Isso acontece no fim do verão. Qua

A vida nas famílias xapurienses (Período de 1940 – 1960)

Nas décadas de 1940 a 1960 as famílias xapurienses tinham seus valores centralizados na educação familiar, escolar e religiosa. A família era patriarcal, conservadora e tradicional. O pai representava a figura central, onde todos deviam temê-lo e obedecê-lo, fazendo aquilo que ele mandava e não o que ele fazia. A figura da mãe era vista como a “rainha do lar” onde tinha obrigações de cuidar bem dos filhos, marido e dos trabalhos domésticos. Cabia somente aos homens trabalhar “fora” e garantir o sustento da família. As mulheres desempenhavam sua função dentro do lar, pois, na vida pública, ainda não havia conquistado os seus espaços. Eram muitas vezes reprimidas de seus desejos, anseios, sonhos vivendo subjugadas às ordens de seus esposos. O pais é que escolhiam a “pessoa ideal” para casar com seus filhos, dependendo da classe social e da família em que estavam inseridos. A maioria dos casamentos se dava por interesse econômico entre ambas famílias. Os filhos, desde cedo, eram e

O Hino de Xapuri

O Hino de Xapuri tem como autor da letra, o cearense de Fortaleza, nascido em 02 de fevereiro de 1921 “Fernando de Castela Barroso de Almeida”, radicado no Acre em 1943. Trabalhou cortando seringa no Seringal Liberdade, no Alto Purus, escolhido para ser escrevente e redator de cartas do patrão, logo passa a ser gerente e anos depois mudar-se para Manuel Urbano. E logo em seguida fixa residência em Rio Branco. Escritor, poeta e jornalista, publicou as obras literárias Poesias Matutas e Poesias ao Deus Dará. Segundo o mestre Zuca, seu amigo, a letra do Hino de Xapuri foi escrita em Rio Branco-AC. A música do Hino de Xapuri foi instrumentalizada pelo mestre de música Sargento JOSÉ LÁZARO MONTEIRO NUNES, falecido na cidade de Rio Branco, em 07 de setembro de 1988, aos 59 anos de idade. Hino de Xapuri I Página viva da história acreana recebe o nosso afeto e gratidão reverente o teu povo se irmana neste hino que é hino e oração II Terra formosa, terra gentil És Princesa do Acr