sexta-feira, 16 de setembro de 2011

5ª Primavera dos Museus

A 5ª Primavera dos Museus acontece entre os dias 19 e 25 de setembro e terá, este ano, segundo informações do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a participação de 589 instituições, que promoverão 1.779 atividades em 310 cidades de todas as regiões do País. Com o tema Mulheres, Museus e Memórias, a edição deste ano abre espaço para a indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade.

Coordenada pelo Ibram e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Nos anos anteriores, a Primavera dos Museus ofereceu mais de 3 mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns dos eventos realizados. Os temas das últimas edições foram Meio Ambiente, Memória e Vida; Museus e o Diálogo Intercultural; Museus e Direitos Humanos e Museus e Redes Sociais.

Em Xapuri

Em mais um ano de participação, Xapuri aparece no cenário nacional com uma programação que inclui desde a exibição de filmes de animação, apresentação de espetáculo teatral e contação de histórias, além das habituais visitas guiadas com os guias de exposição estagiários das instituições museológicas locais.

O Museu do Xapury tem se tornado, ao longo dos anos, um verdadeiro palco para os artistas locais, fornecendo a possibilidade do diálogo entre artistas, professores, estudantes, acadêmicos, profissionais das mais diferentes áreas, abrindo suas portas para a população local e turistas advindos dos mais diferentes lugares.

Por esta razão, tem entrado consecutivamente nas programações nacionais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Museus em parceria com diversas instituições, com a mostra dos trabalhos das potencialidade que o município oferece.

A particularidade esse ano é a participação do Grupo Teatral Floresta, de Rio Branco, que apresenta o espetáculo "Olê, Mulher Rendeira", em parceria com o Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri.

Ainda, nesta edição, os Espaços de Memória Chico Mendes entram pela primeira vez na Primavera de Museus, oferecendo seus ambientes para as visitas guiadas especiais do evento.

Abaixo, a programação de Xapuri:

De 19 a 25

Visita Guiada

Acervo do Museu do Xapury

Com as guias Mirla Hanna e Mariana Mathias

Das 08h às 18h


Dia 19

Exibição de filmes de animação

O Divino, De Repente - de Fábio Yamaji;

Como Comer um Elefante - de Jansen Raveira

Às 9:30h


Pássaros - de Filipe Abranches;

Kensho - de Daniel Kang.

Às 15:30h


Dia 20

Apresentação de Espetáculo Teatral

Olê, Mulher rendeira

Grupo Teatral Floresta e Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri

Direção: Rodrigo Garcia e Clenes Guerreiro

Às 09:30h e às 15:30h


Apresentação de Contação de Histórias

Histórias da Vovó

Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri

Às 10h e às 16h

(Todos os eventos acima serão realizados no Museu do Xapury)


E a programação nos espaços de memória Chico Mendes:

De 19 a 25

Visita guiada

Com os guias: Bismarque Melo, Joicinara Ferreira, Mariane Buriti e Raylana Maria Melo

Local: Espaços: Casa Chico Mendes, Fundação Chico Mendes, Memorial do Seringueiro, Café Regional e Casa do Artesão.

A programação completa pode ser vista clicando aqui.


Ilustração:

*Banner 5ª Primavera de Museus - Divulgação IBRAM

Nenhum comentário: