Pular para o conteúdo principal

5ª Primavera dos Museus

A 5ª Primavera dos Museus acontece entre os dias 19 e 25 de setembro e terá, este ano, segundo informações do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a participação de 589 instituições, que promoverão 1.779 atividades em 310 cidades de todas as regiões do País. Com o tema Mulheres, Museus e Memórias, a edição deste ano abre espaço para a indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade.

Coordenada pelo Ibram e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Nos anos anteriores, a Primavera dos Museus ofereceu mais de 3 mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns dos eventos realizados. Os temas das últimas edições foram Meio Ambiente, Memória e Vida; Museus e o Diálogo Intercultural; Museus e Direitos Humanos e Museus e Redes Sociais.

Em Xapuri

Em mais um ano de participação, Xapuri aparece no cenário nacional com uma programação que inclui desde a exibição de filmes de animação, apresentação de espetáculo teatral e contação de histórias, além das habituais visitas guiadas com os guias de exposição estagiários das instituições museológicas locais.

O Museu do Xapury tem se tornado, ao longo dos anos, um verdadeiro palco para os artistas locais, fornecendo a possibilidade do diálogo entre artistas, professores, estudantes, acadêmicos, profissionais das mais diferentes áreas, abrindo suas portas para a população local e turistas advindos dos mais diferentes lugares.

Por esta razão, tem entrado consecutivamente nas programações nacionais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Museus em parceria com diversas instituições, com a mostra dos trabalhos das potencialidade que o município oferece.

A particularidade esse ano é a participação do Grupo Teatral Floresta, de Rio Branco, que apresenta o espetáculo "Olê, Mulher Rendeira", em parceria com o Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri.

Ainda, nesta edição, os Espaços de Memória Chico Mendes entram pela primeira vez na Primavera de Museus, oferecendo seus ambientes para as visitas guiadas especiais do evento.

Abaixo, a programação de Xapuri:

De 19 a 25

Visita Guiada

Acervo do Museu do Xapury

Com as guias Mirla Hanna e Mariana Mathias

Das 08h às 18h


Dia 19

Exibição de filmes de animação

O Divino, De Repente - de Fábio Yamaji;

Como Comer um Elefante - de Jansen Raveira

Às 9:30h


Pássaros - de Filipe Abranches;

Kensho - de Daniel Kang.

Às 15:30h


Dia 20

Apresentação de Espetáculo Teatral

Olê, Mulher rendeira

Grupo Teatral Floresta e Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri

Direção: Rodrigo Garcia e Clenes Guerreiro

Às 09:30h e às 15:30h


Apresentação de Contação de Histórias

Histórias da Vovó

Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri

Às 10h e às 16h

(Todos os eventos acima serão realizados no Museu do Xapury)


E a programação nos espaços de memória Chico Mendes:

De 19 a 25

Visita guiada

Com os guias: Bismarque Melo, Joicinara Ferreira, Mariane Buriti e Raylana Maria Melo

Local: Espaços: Casa Chico Mendes, Fundação Chico Mendes, Memorial do Seringueiro, Café Regional e Casa do Artesão.

A programação completa pode ser vista clicando aqui.


Ilustração:

*Banner 5ª Primavera de Museus - Divulgação IBRAM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jacamim

O jacamim mora na floresta, costuma andar de bando com 10 a 15. É uma ave interessante, de cor branca com preto, tem o pescoço comprido, as pernas finas e grandes. Durante o dia anda no chão, porém à noite ele voa para uma árvore alta para dormir, pois assim se sente mais protegido. Ele gosta de esturrar de dia e à noite quando está na dormida. Corre muito na restinga e até no mato cerrado, como no esperaizal e no tabocal. Se alimenta de frutas de copaíba, guariúba, manitê, pama e itaúba; de insetos como formigas, aranhas e besouros, de embuá, minhocas da terra firme, mossorondongo e gongos. Além disso o jacamim ainda se alimenta de animais como a cobra, o sapo e o jabuti. A história do jacamim é quase idêntica à do queixada: por onde eles passam acabam com tudo o que tem pela frente. Apesar de ser um pássaro é muito perigoso para outros animais pequenos. Faz o ninho em paxiúba ou em pau ocado. Põe até 4 ou 5 ovos e sempre quem choca é o casal. Isso acontece no fim do verão. Qua

A vida nas famílias xapurienses (Período de 1940 – 1960)

Nas décadas de 1940 a 1960 as famílias xapurienses tinham seus valores centralizados na educação familiar, escolar e religiosa. A família era patriarcal, conservadora e tradicional. O pai representava a figura central, onde todos deviam temê-lo e obedecê-lo, fazendo aquilo que ele mandava e não o que ele fazia. A figura da mãe era vista como a “rainha do lar” onde tinha obrigações de cuidar bem dos filhos, marido e dos trabalhos domésticos. Cabia somente aos homens trabalhar “fora” e garantir o sustento da família. As mulheres desempenhavam sua função dentro do lar, pois, na vida pública, ainda não havia conquistado os seus espaços. Eram muitas vezes reprimidas de seus desejos, anseios, sonhos vivendo subjugadas às ordens de seus esposos. O pais é que escolhiam a “pessoa ideal” para casar com seus filhos, dependendo da classe social e da família em que estavam inseridos. A maioria dos casamentos se dava por interesse econômico entre ambas famílias. Os filhos, desde cedo, eram e

O Hino de Xapuri

O Hino de Xapuri tem como autor da letra, o cearense de Fortaleza, nascido em 02 de fevereiro de 1921 “Fernando de Castela Barroso de Almeida”, radicado no Acre em 1943. Trabalhou cortando seringa no Seringal Liberdade, no Alto Purus, escolhido para ser escrevente e redator de cartas do patrão, logo passa a ser gerente e anos depois mudar-se para Manuel Urbano. E logo em seguida fixa residência em Rio Branco. Escritor, poeta e jornalista, publicou as obras literárias Poesias Matutas e Poesias ao Deus Dará. Segundo o mestre Zuca, seu amigo, a letra do Hino de Xapuri foi escrita em Rio Branco-AC. A música do Hino de Xapuri foi instrumentalizada pelo mestre de música Sargento JOSÉ LÁZARO MONTEIRO NUNES, falecido na cidade de Rio Branco, em 07 de setembro de 1988, aos 59 anos de idade. Hino de Xapuri I Página viva da história acreana recebe o nosso afeto e gratidão reverente o teu povo se irmana neste hino que é hino e oração II Terra formosa, terra gentil És Princesa do Acr