Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira

Após o assassinato de Chico Mendes, em dezembro de 1988, a cidade de Xapuri se tornou um local muito visitado por milhares de pessoas todos os anos. Os visitantes vem dos mais diversos lugares do planeta e com os mais diversificados objetivos. Até poucos anos atrás o município não tinha como recepcionar de uma forma mais especializada os visitantes que queriam conhecer os seringais da região. Desde 2008, porém, um novo local foi instalado para receber quem quisesse além de conhecer Xapuri trilhar todo um roteiro na Floresta Amazônica: a Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira, resultado da Parceria Público Privada (PPP) entre o governo do Acre e a comunidade local.

Não é de hoje que os moradores do Seringal Cachoeira recebem visitantes do mundo inteiro querendo conhecer um pouco mais das terras de Chico Mendes e a forma de vida dos seringueiros, que abriam suas casas para dar abrigo aos turistas. As visitas se tornaram tão numerosas que os moradores decidiram criar um redário – que, como o próprio nome já diz, era um espaço coletivo onde se podia dormir, só que em redes.

Cinco anos depois, em 2007, com a parceria entre Governo do Estado, Ministério do Turismo e a comunidade do Seringal Cachoeira, construíram a Pousada Ecológica.

As pessoas que já trabalhavam no redário foram, em parte, aproveitadas para os empregos do empreendimento, recebendo treinamento em hotelaria e turismo, além de cursos em sistema de gestão.

A Pousada é administrada pela comunidade, se assemelha a casas da região – só que na versão luxo – e possibilitam que quem lá se hospede possa desfrutar da comida acreana, passeios dentro da floresta (com visita guiada) e até mesmo experimentar “cortar seringa”, vivenciando um pouco do cotidiano do seringueiro.

Uma sugestão é pedir uma visita às trilhas do seringal com o auxílio do guia Nilson Mendes, primo de Chico Mendes, e um verdadeiro contador de histórias dos povos das matas da região.

Os chalés, apesar de simples para quem vem das grades cidades, são charmosos e muito aconchegantes. E é uma boa pedida para quem quer viver momentos mágicos – ou românticos – nas florestas da Princesinha do Acre.


Foto:

*Chalé da Pousada Ecológica - por Sérgio Vale.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015