Grupo de Escoteiros: Diário de Bordo de uma viagem

Em meio aos festejos na comunidade São João do Guarani um Grupo de jovens escoteiros acampa na floresta xapuriense


Era dia 23 de junho de 2011. Cerca de 40 crianças e adolescentes já se econtravam às 7 horas da manhã em frente ao Museu Casa Branca. Embarcariam em uma viagem para a localidade São João do Guarani, previamente combinada.



Em meio a lanches, gritaria, música e animação, o Grupo de Escoteiros Marechal Cândido Rondon chegou até o famoso seringal e entraram em uma área de mata para acampar – atividade típica de escoteiros mundo a fora.



A atividade durou até o dia 25 e todos tinham de fazer a comida, montar as barracas e conviver na floresta pelos dias determinados – dividindo o agrupamento em duas turmas, onde ficavam meninas para um lado, meninos para o outro, o coordenador dos escoteiros, o Sr. Odahil Cardoso, instruía para que fizessem o que tinham aprendido em vários meses de treinamento – ao final das tardes, em encontros onde a frequência de todos era garantida sempre.



A mesa montada com o material de primeiros socorros ficou exposta durante o acampamento, e cartazes foram criados identificando a presença do Grupo na localidade e o que havia no coletivo juvenil como “cozinha”, “lixo”, “remédios”, e mensagem de conscientização como “preserve o Meio Ambiente”, além de uma outra referindo-se ao acampamento das meninas: “acesso restrito apenas às escoteiras. Não entre sem permissão”.



O encontro também contou com uma presença ilustre do jornalista italiano de nome Federico (que registrou o acampamento, fotografando-o e fazendo entrevistas), além de se encantar com os pequenos na floresta.



Os escoteiros se apresentaram, ainda, na festividade do Guarani, devidamente fardados, mostrando as instruções recebidas no treinamento contínuo – aplaudidos, ao final, por autoridades como o Prefeito Municipal de Xapuri (Ubiracy Vasconcelos) e deputados (Manoel Morais e Chagas Romão), além da comunidade em geral.



A viagem terminou com a certeza de que jovens estão trilhando caminhos de aprendizado, diferentes dos ofertados pelas facilidades da contemporaneidade.


Destaca-se, ainda, que o Grupo de Escoteiros é coordenado por Odahil Cardoso mas recebe auxílio do Gestor de Políticas Públicas, atual Chefe da 5ª Ciretran, José Pereira, que tem se identificado com os trabalhos realizados com os pequenos escoteiros de Xapuri.



Texto feito com base no relatório da viagem.





Fotos:


*Divulgação do Grupo.

Comentários

Tava mais do que na hora de alguém postar algo sobre os escoteiros de Xapuri.
Parabéns.
Ed Santana disse…
eu queria fazer parte. ate q idade pode?

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015