segunda-feira, 21 de junho de 2010

Diário de Bordo: 8ª Semana de Museus e Mês do Meio Ambiente

Na arte pós-moderna se permite apropriar dos mais diferentes espaços para refletir os elementos artísticos de diferentes manifestações culturais, englobando parceiros e promovendo a construção coletiva de perfomances e espetáculos que levem à reflexão e às devidas mudanças na realidade em que vivemos. Foi com esse objetivo que o Museu do Xapury participou da 8ª Semana Nacional de Museus, promovendo seu tema: Museus para a harmonia social,

eventos que se uniram com o Mês do Meio Ambiente.

A programação contou com a exposição “A estética do futebol e outras imagens”, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer os trabalhos de Rubens Gerchman, um dos maiores artistas brasileiros da atualidade.

“Suspiros teatrais: seringal de ideias”, do Grupo Arte na Ruína e “Conta aqui, conta acolá” do Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri deram um toque cênico ao Museu e despertaram nos estudantes que assistiram o prazer de ver arte tetral no Museu, reconhecendo em sua totalidade a função museológica na instituição Museu do Xapury.

Ao longo de toda a programação o Museu do Xapury recebeu diversos estudantes da rede pública de Xapuri, além de muitos turistas de várias partes do país e do mundo.

As apresentações culturais foram executadas por 06 artistas, 01 guia e 02 coordenadores do evento apoiado pela FEM e pelo IBRAM – e são resultado dos esforços da instituição em apoiar as iniciativas culturais e disponibilizar, ao público nacional e internacional um pouco da nossa cultura.


“A estética do futebol e outras imagens”

Representação, por meio de quadros em serigrafia, de grandes nomes do futebol de todas as épocas, imortalizando os “pés de ouro” dos campos do Brasil, além de outras imagens, do artista Rubens Gerchman.

“Suspiros teatrais: seringal de ideias”

O Grupo Arte na Ruína, substituindo as apresentações do Grupo Poronga, apresentou uma sequência de pequenos espetáculos interligados, que encantaram quem assistiu.

O Grupo, que abrange diversas manifestações artístico-culturais, cujo trabalho se iniciou em uma delegacia velha, abandonada e em ruínas, a menos de 100 metros da Casa de Chico Mendes, começou a apresentação com uma performance de capoeira, executada pelo jovem Ed Santana.

As apresentações que se seguiram foram contextualizadas por Clenes Alves, que narrou fatos e idéias de jovens dentro dos seringais xapurienses, revelando sonhos, idéias e realidade, tudo sendo interpretado por Alder Járede, Clemilsa Alves e Cley Almeida, recebendo apoio técnico de David Almeida, jovens comprometidos com a cultura (e a realidade social) local.

“Conta aqui, conta Acolá”

Os artistas do Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri apresentaram, fazendo a antepenúltima apresentação do projeto ‘Contos & Recontos de Xapuri’, projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Elias Mansour (FEM) de 2009.

As estórias e histórias são resultado de pesquisa que fizeram em comunidades, seringais e com pessoas idosas do município de Xapuri, resgatando e recontado as estórias/histórias que povoam a cultura local e que correm o risco de se perder se não ocorrerem ações como a do Grupo Fuxico.

Eram estórias de vivências, curiosidades, sonhos, lendas, animações, causos de quem marcou história em Xapuri.

Todos os eventos ocorreram no Museu do Xapury – a exposição ‘A estética do futebol e outras imagens’ iniciou dia 27 de abril e terminou em 18 de junho’; a apresentação “Suspiros teatrais: seringal de idéias”, do Grupo Arte na Ruína, ocorreu no dia 08 de junho; “Conta aqui, conta acolá”, do Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri, apresentou em 09 de junho – levando para dentro da instituição museológica a arte dos palcos e da vida.

Fotos/Ilustração

*1-Arte-montagem de Clenes Alves;

* 2 - Conta Aqui, conta acolá - Por Clenes Alves;

* 3 - Seringal de Ideias - Idem;

* 4 - Visitação à exposição "A estética do Futebol e outras imagens' - Por Caticilene Rodrigues;

*5 - Capoeira, abertura da apresentação Arte na Ruína - de Clenes Alves;

*6 - Grupo Fuxico de contadores de Histórias de Xapuri - Por Willis Martins.



2 comentários:

Adão disse...

Grata surpresa receber um e-mail de alguém chamado Clenes me convidando a visitar o blog.
Pensei que era vírus, me enganei, prazer em conhecer!

alunos disse...

muito ajudará em nossas pesquisas para os TCCs.

Vlw, Sr. Clenes pelo e-mail convite.
:)