Museu do Xapury na 7ª Semana Nacional de Museus

Conhecer a história de Xapuri por meio da arte nos permite vivenciar prazerosamente o passado e ajuda a refletir sobre o futuro.
Essa é a proposta do Museu do Xapury ao aderir à programação da Sétima Semana Nacional de Museus, que contou com a participação ativa de artistas – atores, músicos, contadores de história – além de gente que faz a incrível arte da vida em Xapuri.
Com o tema Museus e Turismo a Sétima Semana Nacional dos Museus, que, em verdade se estende por todo mês de maio, é um evento comemorativo aos museus que envolve seminários, exposições, oficinas, espetáculos, visita a museus, dentre outras expressões artísticas por todo o país.
Em Xapuri os eventos aconteceram no próprio prédio do Museu do Xapuri – com duas apresentações de contação de histórias na E.E.E.I. Latife Zaine Kalume – e contaram com apresentações de espetáculos teatrais do Grupo de Teatro Poronga de Xapuri, contação de histórias dos jovens contadores Clenes & Cley (e amigos), exibição do documentário do Revelando os Brasis! “Arte na Ruína” (com apresentações de manhã e à tarde de 18 a 22 de maio), além de uma exposição de fotografias intitulada ‘Referências Culturais de Xapuri’ – que fica de 1º a 31 de maio.
Ao longo de todo a programação o Museu do Xapury recebeu diversos estudantes da rede pública de Xapuri, além de muitos turistas de várias partes do país e do mundo.
Somente a semana de apresentações culturais contou com o número recorde de 3.700 visitantes, executada por 10 artistas, 02 guias e 01 coordenadora do evento apoiado pela FEM e pelo IPHAN.
A exposição de fotografias ‘Referências Culturais de Xapuri’ fica no Museu do Xapury até o dia 31 – nos horários: de terça a sexta-feira das 08:00h às 18:00h, sábado das 08:30h às 17:30h e domingo das 09:00h às 13:00h.
O Museu do Xapury espera sua visita.
Fotos:
*1 - Atores Jociclei Almeida e Alder Járede - Show de Humor 'Faz-me rir - Esquete Severina Chic, Chic' - Grupo de Teatro Poronga - de Clenes Alves;
*2 - Coordenadora do Museu do Xapury - Abertura da Semana Nacional de Museus - de Clenes Alves;
*3 - Clenes Alves na Contação de Histórias 'Histórias do Vovô' - de Caticilene Rodrigues;
*4 - Exibição Documentário Revelando os Brasis! Arte na Ruína - de Caticilene Rodrigues;
* 5 - Atores Michelle Teles e Dyogo Henrich - Espetáculo Dona Baratinha - Grupo de Teatro Poronga - de Clenes Alves;
*6 - Final de apresentação - visita alunos da E.E.E.F. Plácido de Castro - de Caticilene Rodrigues.
Obs.: A todos que participaram direta ou indiretamente da Sétima Semana Nacional de Museus no Museu do Xapury o nosso 'muito obrigado'!

Comentários

Thony Christian disse…
Oi,

não acredito que perdi essa semana cultural de Xapuri.
Acredito na força que move o mundo chamada arte, que faz as pessoas mais felizes, criativas, inteligentes e críticas... o que o Museu do Xapury faz é auxilar para que mais e mais pessoas sejam capazes de perpetuar a sua história através da força artística de cada um.
Parabéns ao Grupo Poronga e à coordenação do Museu do Xapury por tal iniciativa.
Um forte abraço.
Arte na Ruína disse…
Caraca, turma! que legals tudo isso. To passando pra dar aquele abraço e dizer q é isso aí que a vida pede; conhecimento e ação; vcs estão agindo, sei que muitas vezes tem que matar um ratão por dia, mas, compreendo que o cansaço se torna mais suave quanto se tem o retorno que vejo atraves do blog. Bom! Parabens por tudo!

Aquele abraço pra equipe e cia.

San.

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015