segunda-feira, 20 de abril de 2009

Damas do prazer

Xapuri, a Princesinha do Acre, destacava-se pela numerosa presença feminina, trazida pela população de seringalistas que era a maior da região. Isso lhes dava o desfrute dos prazeres, atribuindo uma verdadeira corte de alegria, a corte da Princesinha. Não havia só as damas do prazer. As senhoras já instaladas na cidade ou nos seringais, que vieram com seus maridos, imprimiam a austeridade da conduta diurna. As “damas do prazer” tinham livre trânsito pelas ruas a partir das 21h. Nas manhãs ou tardes, podiam circular, apenas com permissão carimbada do agente policial ainda com referência de seu percurso, era o código de honra.

Essas damas, “mariposas”, polacas, francesas e espanholas, serviam mais aos marujos, visitantes que vinham com novidades e dinheiro, pois muitas vezes os nativos, os já estabelecidos, mesmo que comercialmente, encontravam-se exauridos de condições materiais que lhes bancasse a orgia. Elas usavam figurinos da moda francesa, longos e apertados. Salientando as nádegas, costas totalmente abertas e seios expostos, eram os trajes noturnos avançadíssimos para uma época em que imperava a discrição. Eram exuberantes e exóticas e marcavam presença nas rodadas de jogos dos cassinos e nos drinques noturnos.

Tratando-se de Xapuri, é importante fazer uma pequena ressalva em relação à mulher burguesa abastada e a mulher dama da noite, pois houve entre ambas uma forte interação, sem muita resistência, quando, como se sabe, as damas começaram a se casar e constituir família. Essas provocaram uma mudança de costumes e hábitos, e vieram a se tornar as matriarcas, berço da maior parte das genuínas famílias acreanas. Essas jovens senhoras, ajudaram e emprestaram à Xapuri a sua aristocracia do “bem morar” com alegria, tornando-se também sinhás.

Fonte pesquisada:
* Livro Madeira que cupim não rói - de Ana Lúcia Costa

Ilustração:
* Dama do prazer - de Clenes Alves

3 comentários:

Olive Tree Guitar Ensemble disse...

Hi, it's a very great blog.
I could tell how much efforts you've taken on it.
Keep doing!

Thony Christian disse...

Já tinha ouvido muito falar nessas damas do prazer que Xapuri teve há muito tempo atrás.
Interessant sab +.

Thony Christian disse...

Uau.
Tem até comentário de gente de fora do país.
Os gringos tão de olho no História Multimídia de Xapuri.