
“Art. 1 – Fica constituída uma bandeira de forma commum com as cores nacionaes, verde e amarello, dispostas em esquadrias separadas uma da outra por uma fachada diagonal azul turquesa, como no campo do globo do pavilhão pátrio, tendo a o centro o escudo ou brazão da intendência,O escudo de armas ou brazão da Intendência Municipal de Xapury, tem a forma dos escudos Libéricos, tendo ao centro sobre um campo verdejante a confluência dos rios Acre e Xapuri, tendo aquelle em sua margem esquerda logo abaixo da confluência, elevando-se gigantescamente uma seringueira, como na parte fronteira d'esta Cidade, e como representante do maior produto do município. Na parte inferior ou à margem direita dos rios enlaçado uma cornucópia, symbolo da fortuna commum machadinho de seringueiro, instrumento producto da fortuna dos que exploram a hevea braziliense. Encima o brazão uma estrella, como da bandeira da Revolução Acreana, substituindo-se a côr rubra d'aquela, symbolo da guerra côr branca, emblema da paz, que ora defructamos. Na parte inferior do escudo uma faixa vermelha unindo o escudo pelos lados direito e esquerdo de bajo com as palavras INTENDÊNCIA MUNICIPAL DE XAPURY.”
O desenho trazendo o símbolo descrito da margem da confluência do Rio Acre e Xapuri, a machadinha, a seringueira e a estrela altaneira, símbolo da Revolução Acreana, ainda estão presentes na bandeira atual que foi idealizada por Francisco Figueiredo Guimarães, vencedor do concurso autorizado pelo Decreto Mun. N 139 de 08 de março de 1973.
Fontes pesquisadas:
* Livro Madeira que Cupim não rói – de Ana Lúcia Costa;
*CDIH/UFAC.
Comentários
Buscando na internet sobre os símbolos de Xapuri, cheguei ao blog de vocês. No texto sobre a bandeira de Xapuri, vocês mencionam que o município já teve outra bandeira antes, gostaria se possivel de que postassem ou me enviassem por email (simbolosmunicipais@hotmail.com) uma foto ou imagem da bandeira antiga. Grato.