Pular para o conteúdo principal

É Primavera nos Museus!!!



Primavera dos Museus 2016

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano no início da estação homônima. Com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentando o público de visitantes, intensificando a relação dos museus com a sociedade, a Primavera é o período em que os museus florescem junto com a comunidade e o público artístico e cultural.


Os museus são instituições ativas na circulação de riquezas, sejam elas saberes, bens ou serviços. Suas relações econômicas não existem isoladamente, mas coexistem com outras formas de trocas, uma vez que faz parte da condição humana interagir e compartilhar com o outro. Assim, o tema da 10ª edição da Primavera dos Museus faz um convite à reflexão do papel dos museus nessa perspectiva, ou seja, como agentes fundamentais da economia da cultura. 


Assim, de 19 a 25 de setembro, acontece a 10ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus, memórias e economia da cultura”. Nessa edição, 753 museus de todo o país oferecem ao público mais de 2.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais!



Programação em Xapuri


            Xapuri, desde as edições iniciais das programações nacionais, vem participando ativamente da vida cultural local e amazônica e, com isso, contribui ativamente para o enriquecimento da diversidade em cultura brasileira.

            Confirma a programação desse ano e participe:



MUSEU DO XAPURY
De 19 e 24 de Setembro de 2016
·         Visita Monitorada

Com os guias estagiários.

Horário: de segunda-feira a sábado, das 08h às 18h



·         Curso: Auxiliar Administrativo

Coordenação da Gestora de políticas públicas: Caticilene Rodrigues.

Horário: Das 18h às 21h.



·         Curso: Raizes culturais

Coordenação de Clenes Guerreiro.

Horário: das 14h às 18h.


Curso: Teatro e Danças Tradicionais

Coordenação de Maria de Lurdes Alves (Dona Boneca)

Horário: Das 18h às 21h.

Dia 19 – Segunda-feira
·         Contação de histórias: ‘Contos & Recontos de Xapuri’

Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri – Direção de Clenes Guerreiro.

Horário: às 09:30h e às 15:30h

Dia 20 – Terça-feira
·         Espetáculo Teatral – ‘Chico’

Cia Arte na Ruína - Direção de Cleilson Alves

Às 09:30h e às 15:30h

Dia 21 – Quarta-feira
·         Ação Nacional – Um poema em cada árvore

Cia Arte na Ruína - Direção de Cleilson Alves

Ação nacional de exposição de poemas em árvores - Parceria Instituto Psia (MG), Cia Arte na Ruína (AC) e Museu do Xapury.

Local: Árvores das principais ruas da cidade (Rua Coronel Brandão, Rua 06 de Agosto, Rua Petrônio Rodrigues, Praça São Gabriel, Praça São Sebastiaõ, Oca Xapuri, Museu do Xapury, entre outras.)

Das 07h e às 18h


ESPAÇOS DE MEMÓRIA CHICO MENDES
De 19 a 24 de setembro

·         Visita Monitorada
Com os guias estagiários.
Local: Casa de Chico Mendes, Memorial do Seringueiro e Centro de Memória Chico Mendes
Horário: das 08h às 18h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jacamim

O jacamim mora na floresta, costuma andar de bando com 10 a 15. É uma ave interessante, de cor branca com preto, tem o pescoço comprido, as pernas finas e grandes. Durante o dia anda no chão, porém à noite ele voa para uma árvore alta para dormir, pois assim se sente mais protegido. Ele gosta de esturrar de dia e à noite quando está na dormida. Corre muito na restinga e até no mato cerrado, como no esperaizal e no tabocal. Se alimenta de frutas de copaíba, guariúba, manitê, pama e itaúba; de insetos como formigas, aranhas e besouros, de embuá, minhocas da terra firme, mossorondongo e gongos. Além disso o jacamim ainda se alimenta de animais como a cobra, o sapo e o jabuti. A história do jacamim é quase idêntica à do queixada: por onde eles passam acabam com tudo o que tem pela frente. Apesar de ser um pássaro é muito perigoso para outros animais pequenos. Faz o ninho em paxiúba ou em pau ocado. Põe até 4 ou 5 ovos e sempre quem choca é o casal. Isso acontece no fim do verão. Qua

A vida nas famílias xapurienses (Período de 1940 – 1960)

Nas décadas de 1940 a 1960 as famílias xapurienses tinham seus valores centralizados na educação familiar, escolar e religiosa. A família era patriarcal, conservadora e tradicional. O pai representava a figura central, onde todos deviam temê-lo e obedecê-lo, fazendo aquilo que ele mandava e não o que ele fazia. A figura da mãe era vista como a “rainha do lar” onde tinha obrigações de cuidar bem dos filhos, marido e dos trabalhos domésticos. Cabia somente aos homens trabalhar “fora” e garantir o sustento da família. As mulheres desempenhavam sua função dentro do lar, pois, na vida pública, ainda não havia conquistado os seus espaços. Eram muitas vezes reprimidas de seus desejos, anseios, sonhos vivendo subjugadas às ordens de seus esposos. O pais é que escolhiam a “pessoa ideal” para casar com seus filhos, dependendo da classe social e da família em que estavam inseridos. A maioria dos casamentos se dava por interesse econômico entre ambas famílias. Os filhos, desde cedo, eram e

Xapuri em imagem: Igreja Católica

A centenária Igreja Católica - Paróquia de São Sebastião, clicada por Clenes Alves.