Acervo da Casa de Chico Mendes será inventariado pelo Iphan

O acervo da Casa de Chico Mendes, em Xapuri (AC), será inventariado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apoio da Fundação de Cultura e Comunicação do Acre. Os objetos foram reconhecidos pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em 2008 por se tratar de elementos que fazem referência ao modo de vida do líder seringueiro até o episódio de sua morte em 1988.

 

O patrimônio, que se encontra atualmente abrigado no Museu de Xapuri, após a ocorrência da enchente do Rio Acre que atingiu o imóvel tombado, reúne peças de mobiliário, livros e outros objetos que pertenceram a Chico Mendes e sua família. 

 

Nesta primeira fase de trabalho, a equipe realiza o levantamento dos bens e produz o cadastro básico do acervo. Nas próximas etapas, serão feitos o cadastro complementar de cada uma das peças e a elaboração do Plano para a Gestão da Conservação dos Bens Móveis da Casa de Chico Mendes.

 

De acordo com as técnicas Ana Cláudia Magalhães e Juliana Silva, do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, que orientam e atuam no desenvolvimento do Inventário, o trabalho de identificação dos bens possibilita a compreensão da importância do acervo que, apesar de não possuir excepcionalidade artística ou material, representa o esforço de Chico Mendes e de sua família em construir um espaço privado que deu suporte para a vida do homem público.

 

O Inventário é uma ação que está integrada às demais iniciativas do Iphan para a preservação do patrimônio cultural no Estado do Acre, entre as quais a elaboração de projeto e posterior execução de restauração da própria Casa de Chico Mendes.

As informações são do IPHAN e do MinC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015