terça-feira, 27 de agosto de 2013

Chico Mendes é tema de enredo do carnaval 2014



Campeã do carnaval 2013, a escola de samba carioca Unidos de Vila Isabel divulgou nos últimos dias seu  enredo para 2014. 


A escola fará o entrelaçamento das histórias de dois grandes ícones da história brasileira: Câmara Cascudo e Chico Mendes. Tal enredo fará de forma lúdica um destaque à importância da preservação do “corpo” brasileiro e suas “riquezas naturais”, citando não apenas as florestas, mas a diversas manifestações culturais brasileiras.


Quem desenvolverá a cantoria é o famoso carnavalesco Cid Carvalho, fazendo uma homenagem aos muitos “Chicos” e “Câmaras” que nem sempre estão em evidência nesse Brasil.

Confira um trecho da sinopse do enredo:


“(...) É preciso proteger o "corpo" do "gigante", como o fez Chico Mendes!
Chico Mendes (1944-1988), nome que batiza o órgão responsável pela gestão das unidades de conservação brasileiras, foi filho de migrante cearense, começou no ofício de seringueiro da Amazônia ainda criança, acompanhando o pai em excursões pela mata. Assassinado no ano de 1988, em Xapuri, sua cidade natal, Chico Mendes nos deixou um legado de defesa da floresta e de proteção das populações nativas, bem como do meio em que vivem.”



Nenhum comentário: