terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Governo lança operação de segurança nas estradas para festa de São Sebastião

Operação visa abordar condutores que se dirigem ao Alto Acre para as festividades de São Sebastião


Por Jannice Dantas

O governo do Estado em parceria com a União, realiza trabalho conjunto para prevenir acidentes de trânsito nas Estradas. A ação batizada de Operação Integrada Parada-Rodovida visa abordar condutores que se dirigem ao Alto Acre para as festividades de São Sebastião.

Durante o período de 17 a 20 de janeiro, equipes compostas por agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Companhia de Trânsito Rodoviário (Ciatran), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarão presentes nas estradas para garantir maior segurança.

O foco da operação é a conscientização dos condutores. “A ideia é alertar a população dos cuidados preventivos que são necessários ter para se pegar a estrada em segurança. É uma ação que faz parte do pacto firmado através da Organização das Nações Unidas (ONU), onde países visam reduzir o número de acidentes em até 50% no período de dez anos”, explica a diretora geral do Detran, Sawana Carvalho.

No Brasil, o governo lançou através do Ministério das Cidades uma campanha permanente denominada Parada – Um Pacto pela Vida. Personalidades como o bi-campeão de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi e a atriz Cissa Guimarães promovem, através de depoimentos, a conscientização dos condutores.

Para alertar os condutores do elevado índice de acidentes com mortes nas estradas, o governo federal reuniu os ministérios da saúde, cidades, transportes e justiça para trabalharem a Operação Parada – Rodovida, lançada em dezembro de 2012 e que visa reduzir os acidentes no período de 15 de dezembro a 13 de fevereiro, época em que as estradas recebem um número maior de veículos em razão das férias.

“Estaremos com nossos agentes orientando, mas também fiscalizando à embriaguez ao volante e excesso de velocidade. Portanto, se você irá pegar a estrada nesse período, cheque a documentação do veículo, os itens de segurança, não beba e respeite os limites de velocidade estabelecidos”, aconselha o diretor de operações do Detran, Major Teles.

Fonte: Portal do DETRAN/AC.

Nenhum comentário: