Casa de Chico Mendes recebe oficina sobre patrimônio e preservação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (IPHAN-AC) realizou na última quarta-feira, dia 6 de junho, a oficina Casa de Chico Mendes: patrimônio e preservação. O evento contou com o apoio do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – DPHC/FEM do Governo do Acre, da Prefeitura Municipal de Xapuri e da Fundação Chico Mendes.
A oficina trouxe discussões importantes sobre a preservação da casa, com ações desenvolvidas tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil, além da declaração da edificação como bem cultural brasileiro e acreano.

O IPHAN-AC possui diversas ações em execução a serem implantadas em Xapuri. A oficina foi mais uma oportunidade para promover o diálogo aberto com a comunidade, realizando ações educativas e levantando informações sobre a preservação do patrimônio cultural da cidade.
A Casa de Chico Mendes foi tombada em 2008 pelo IPHAN, em função do valor da história de vida de seu morador, Chico Mendes, um dos líderes dos movimentos socioambientalistas ocorridos no Brasil, especialmente no Acre, a partir da década de 1970. Também é tombada pelo estado do Acre.
A casa em si, um exemplar da arquitetura de madeira típica das construções populares locais, e todo seus bens móveis, incluindo livros, utensílios domésticos, etc., são patrimônio cultural que retratam o modo de vida extrativista e narram a vida de um seringueiro acreano que lutou em defesa da Amazônia.

A casa é de propriedade da família de Chico Mendes e a sua gestão como um espaço de memória existe através da parceria entre o Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – DPHC/FEM e a Fundação Chico Mendes.

Com informações do IPHAN.

Fotos:
*1 - Jovens agentes culturais do município (Cia. Arte na Ruína e Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri) - Por Caticilene Rodrigues;
*2 - Liberalino Souza, chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação ELias Mansour fazendo a abertura da oficina - Por Clenes Guerreiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015