Coisas dos seringais


Grupo Fuxico se apresenta na 10ª Semana Nacional de Museus
 
Os seringais guardam, em suas misteriosas e ricas matas, muitas histórias que povoam o imaginário daqueles que vivem ou viviam lá. Tais histórias são repassadas de pais para filhos ao longo de várias décadas, como um verdadeiro tesouro – que nem sempre é partilhado com pessoas que não fazem parte desse círculo familiar.
Um legado de narrativas orais advindas de diversos lugares – do Brasil e do mundo – e que vieram para a Princesinha do Acre no primeiro e segundo ciclos da borracha, mesclando-se com a essência local.
Essas histórias – agora denominadas 'caboclas' – são foram resgatadas pelo Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri, classificadas em vários grupos temáticos e disponibilizados ao público por meio de suas apresentações de contação de histórias.
Se apropriando de técnicas teatrais, formas animadas e utilizando, também, do jeitinho especial que os povos da floresta utilizam para contar suas histórias e estórias, o Grupo Fuxico montou mais um cardápio de narrativas orais – dessa vez chamadas de “Coisas dos Seringais” - e estará apresentando logo mais, no Museu do Xapury, a partir das 9:15h, com direção de Clenes Guerreiro.
A apresentação do Grupo Fuxico faz parte da programação da 10ª Semana Nacional de Museus e poderá ser vista pela comunidade xapuriense nesta manhã e à tarde (a partir das 15:15h).

Todos os interessados em assistir podem se dirigir ao Museu do Xapury, localizado na Rua Coronel Brandão, nº 156, Centro de Xapuri.

Ilustração:
Banner adaptado da Cia. Fuxico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015