Dia Nacional da Poesia marca intercâmbio entre Acre e Minas Gerais

Amanhã será um lindo dia. Não simplesmente porque é o Dia Nacional da Poesia, mas por ser o dia em que Xapuri e Rio Branco, nosso Acre, terão a oportunidade de conhecer o que Governador Valadares, em Minas Gerais, já conhece desde 2010: a poesia.

Não, não simplesmente a poesia, mas 'Um poema em cada árvore'. Isso mesmo. Como o próprio nome já diz: é um poema pendurado na árvore que tanto já estamos acostumados a admirar e preservar.

O projeto Um poema em cada árvore é de autoria do poeta Marcelo Rocha e, desde seu início, já teve 16 edições, participando poetas de diversos estados brasileiros, selecionados através do Instituto Psia, enviados via e-mail, pendurados, fotografados - tendo seus registros novamente enviados aos seus autores, via e-mail.

E, para homenagear o Dia da Poesia, Agentes Culturais do Acre e de Minas Gerais resolveram se unir para fazer um intercâmbio cultural e simultâneo em três cidades brasileiras: Xapuri e Rio Branco (AC) e Governador Valadares (MG).

Assim, se você mora em uma dessas três cidades não estranhe ao encontrar, pendurados nas árvores, poemas que enfeitarão, também, o seu dia.

Nessa 17ª Edição, Um poema em cada árvore, primeira vez saindo das terras mineiras, contará com 31 poemas, de 31 poetas - 5 desses são de artistas xapurienses - de 8 estados brasileiros e 1 do Japão.

Os locais a serem expostos:

Em Xapuri: Praças São Sebastião e Getúlio Vargas, Em frente ao Museu do Xapury, E.E.E.F. Anthero Soares Bezerra, Porto da Catraia da Sibéria e Oca Xapuri, além do Instituto Federal do Acre.

Em Rio Branco: Centro e Calçadão da Gameleira.
Um poema em cada árvore ficou entre os quinze finalistas do Prêmio VivaLeitura 2011 (concedido pela OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana), num universo de 1865 concorrentes, de todas as regiões brasileiras.

A realização, no Acre, fica por conta de Clenes Guerreiro (Grupo de Contadores de Histórias de Xapuri) e Cleilson Alves (Cia. Arte na Ruína)/Xapuri; e Rodrigo Garcia (Grupo Teatral Floresta)/Rio Branco.


As fotos são de divulgação do Instituto Psia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015