Dia do Contador de Histórias

Comemorado em 20 de março, o Dia do Contador de Histórias nasceu na Suíça, em 1991, e foi sendo aderido por diversos países ao longo dos anos - incluindo o Brasil.

Tal dia é o reconhecimento à arte de mexer com a imaginação através da tradição da narrativa oral.

Em Xapuri são muitos os contadores de histórias que, juntamente com todo um específico trajeto de vida, trouxeram consigo experiências, vivências, lutas, lendas e mistérios, os ditos "causos", que se misturaram às palavras já contadas por essas bandas, criando um jeito novo de narrar - assim são os contos recontados de verdadeiros guerreiros do interior amazônico.

Quem já não se encantou com as histórias contadas por seus pais ou avós, no final da tarde, com um viciante cafuné, que se mesclava com os sonhos surreais da imaginação 'amigada' com a ludicidade do contar histórias e seu jeitinho todo especial de se fazer palavras?

Essa tradição ganhou importante relevância ao fazer parceria com o Teatro e se fez apresentação, ganhando elementos como formas animadas, músicas e diversos outros suportes cênicos, traçando rumos encantadores na arte de narrar histórias.

Dessa forma, dedicamos tal dia aos guerreiros pertencentes ao Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri, que se dedicam à tarefa de resgatar e encantar diversificadas faixas etárias com a mágica arte de contar histórias.

Foto: Acervo Grupo Fuxico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015