Detran promove ações de segurança viária para festa de São Sebastião

Educação, fiscalização e engenharia de trânsito desenvolvem trabalhos em Xapuri

Por Igor Martins

Tudo pronto para a procissão em homenagem a São Sebastião, que ocorre hoje, 20, em Xapuri. Desde a quinta-feira, 19, com a aglomeração de romeiros, comerciantes e turistas que chegam à cidade para participar da festa e o aumento no fluxo de veículos que passam a circular no município, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) enviou para o local equipes de educação e fiscalização.

A ideia é garantir a segurança no trânsito das vias de acesso à cidade, além de atuar, em parceria com a Polícia Militar, durante a execução do evento. Para isso,blitzes vão ser realizadas em vários pontos da cidade pelo Comando Integrado de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) e educadores de trânsito que fazem o trabalho de conscientização e adesivagem de veículos, em períodos alternados.

“A educação vai fazer o trabalho de orientação e a Ciftran, além de fiscalizar, irá reforçar a parte do policiamento, junto à PM, para que todos tenham uma festa em paz, sem acidentes. Porque só a presença dos agentes de trânsito traz uma segurança ao condutor e também para toda a população”, afirmou a diretora-geral da autarquia, Sawana Carvalho.

A procissão em homenagem ao padroeiro da princesinha do Acre está marcada para as 16h30, em frente à igreja São Sebastião, na praça principal da cidade. Milhares de fiéis devem acompanhar a imagem do santo, que passa pelas principais ruas de Xapuri.

Engenharia de trânsito no bairro Sibéria

Paralelamente às festividades de São Sebastião, a comunidade do bairro Sibéria recebe hoje, 20, sinalização vertical e horizontal, na presença do governador Tião Viana e da diretora-geral do Detran. A demanda, gerada com o asfaltamento das principais vias da localidade, conta com a inclusão de placas de trânsito, 350 m² de pinturas, entre faixas de pedestres, divisores de pista e linhas de bordo.

O presidente da associação de moradores, João Jorge da Silva, 46, reside no Sibéria desde que nasceu e vê com bons olhos a sinalização no bairro. Segundo ele, isso traz para a comunidade a sensação de que a área agora faz parte, efetivamente, do perímetro urbano do município de Xapuri. “Para nós, é motivo de alegria, porque cria a sensação de que a vida na comunidade está melhorando”.

O Sibéria fica no segundo distrito de Xapuri e é considerado um dos bairros mais antigos da cidade, remontando à época da Segunda Guerra Mundial. É um ponto vital, pois promove o acesso a vários ramais da região.


Do site do Detran.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015