Pular para o conteúdo principal

Defesa das monografias do Curso de Economia da UFAC


Desde ontem, acadêmicos do Curso de Economia da Universidade Federal do Acre (UFAC), campus Xapuri, participam do encontro para defesa de 08 monografias.
Ao todo foram entregues na coordenação da UFAC, em Rio Branco, 22 monografias, após orientação do professor Carlos Estêvão Ferreira Castelo, onde, seguindo o mesmo esquema dos demais municípios, tiveram 08 trabalhos que seriam defendidos em dois dias.
Em Xapuri o local escolhido para apresentação foi o auditório da Escola Divina Providência, na sexta a partir das 14h e no sábado às 08h. Os alunos dispõem de 30 minutos para a defesa com slides, seguido de avaliação por banca composta de três membros professores da UFAC, com mais 10 minutos para últimas considerações em forma de réplica dos autor do trabalho.
As defesas são abertas ao público e são o fechamento de quase 5 anos de Curso e representam o estudo de temas relevantes do Município, destacando problemáticas, levantando dados sobre os objetos estudados, além de traçar sugestões de melhoria para as dificuldades encontradas.
Os trabalhos - assim como seus autores - são os seguintes:

AVALIAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA DE UMA LOJA DE COSMÉTICOS EM XAPURI - Michele Oliveira da Rocha

DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DO BAIRRO PANTANAL - Richele Oliveira Fadul

ESTUDO DE CASO DA FÁBRICA DE PRESERVATICOS NATEX DE XAPURI/AC - Eliane Andrade De Sousa

A DINÂMICA POPULACIONAL DE XAPURI E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO E A RENDA ENTRE 2000 E 2010 - Esmaily Negreiros Peixoto

COMÉRCIO VAREJISTA DO MUNICÍPIO DE XAPURI – ACRE - Everaldo Nascimento de Castro

FABRICA DE PISOS: ESTUDO DE CASO - Vera Mendonça da Silva

ESTUDO DOS FATORES CAUSADORES DA EVASÃO DO CURSO DE ECONOMIA DA UFAC (PEBEC XAPURI) - Sidirlene Matias de Freitas

AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DO BAIRRO DA SIBÉRIA NO MUNICÍPIO DE XAPURI/AC - Joicinara Ferreira da Costa

A MODALIDADE PREGÃO COMO BASE PARA OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS EM XAPURI ACRE - Ana Cláudia Araújo Nascimento

ANÁLISE DO CRESCIMENTO DA ARRECADAÇÃO DO ICMS DO MUNICÍPIO DE XAPURI DE 1999 A 2008 - Silvanei Aquino de Oliveira

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DO EMPREENDEDOR DE XAPURI ACRE - Antonio Carlos da Silva Santos

DIAGNÓSTICO SOCIOECNÔMICO DO PÓLO AGROFLORESTAL XAPURI II - Josué Pereira da Silva

O PERFIL DO CONSUMIDOR VAREJISTA DE XAPURI - Cristiane Silva de Sales

ESTUDO DE CASO: AGRICULTURA FAMILIAR NO PÓLO AGROHORTIFRUTIGRANJEIRO UNIÃO - Clenes Alves da Silva

DIAGNÓSTICO DO SETOR COMERCIAL VAREJISTA DE CONFECÇÕES NO MUNICIPIO DE XAPURI - Deisiane Tomé de Oliveira

DIAGNÓSTICO DO SETOR MOVELEIRO DE XAPURI ENTRE O ANO DE 2008-2010 - Armando Araújo de Oliveira Neto Ramos

DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DO “PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA” NO MUNICÍPIO DE XAPURI - Adelciane Ramos Araújo

COMPORTAMENTO DO IPTU NO MUNICÍPIO DE XAPURI NO PERÍODO DE 2006 A 2010 - Nevisson Freire

A PECUARIA BOVINA EM XAPURI - Marcilia Menezes

QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS DA RESEX “CHICO MENDES” - Ednilce Nicácio de Lima da Silva

A listagem não consta dois trabalhos que foram aceitos para avaliação um pouco depois do tempo previsto, não sendo divulgado às mídias os títulos destes.

Os trabalhos de monografia de Economia de Xapuri representam um verdadeiro quadro atualizado da real situação dos mais diversos setores da sociedade xapuriense, onde são destacados pontos importantes que podem e devem ser usados pelos gestores locais afim de melhorar e potencializar o ambiente econômico e social da famosa Princesinha do Acre.

*A imagem que ilustra o post é o símbolo do Curso de Economia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jacamim

O jacamim mora na floresta, costuma andar de bando com 10 a 15. É uma ave interessante, de cor branca com preto, tem o pescoço comprido, as pernas finas e grandes. Durante o dia anda no chão, porém à noite ele voa para uma árvore alta para dormir, pois assim se sente mais protegido. Ele gosta de esturrar de dia e à noite quando está na dormida. Corre muito na restinga e até no mato cerrado, como no esperaizal e no tabocal. Se alimenta de frutas de copaíba, guariúba, manitê, pama e itaúba; de insetos como formigas, aranhas e besouros, de embuá, minhocas da terra firme, mossorondongo e gongos. Além disso o jacamim ainda se alimenta de animais como a cobra, o sapo e o jabuti. A história do jacamim é quase idêntica à do queixada: por onde eles passam acabam com tudo o que tem pela frente. Apesar de ser um pássaro é muito perigoso para outros animais pequenos. Faz o ninho em paxiúba ou em pau ocado. Põe até 4 ou 5 ovos e sempre quem choca é o casal. Isso acontece no fim do verão. Qua

A vida nas famílias xapurienses (Período de 1940 – 1960)

Nas décadas de 1940 a 1960 as famílias xapurienses tinham seus valores centralizados na educação familiar, escolar e religiosa. A família era patriarcal, conservadora e tradicional. O pai representava a figura central, onde todos deviam temê-lo e obedecê-lo, fazendo aquilo que ele mandava e não o que ele fazia. A figura da mãe era vista como a “rainha do lar” onde tinha obrigações de cuidar bem dos filhos, marido e dos trabalhos domésticos. Cabia somente aos homens trabalhar “fora” e garantir o sustento da família. As mulheres desempenhavam sua função dentro do lar, pois, na vida pública, ainda não havia conquistado os seus espaços. Eram muitas vezes reprimidas de seus desejos, anseios, sonhos vivendo subjugadas às ordens de seus esposos. O pais é que escolhiam a “pessoa ideal” para casar com seus filhos, dependendo da classe social e da família em que estavam inseridos. A maioria dos casamentos se dava por interesse econômico entre ambas famílias. Os filhos, desde cedo, eram e

Xapuri em imagem: Igreja Católica

A centenária Igreja Católica - Paróquia de São Sebastião, clicada por Clenes Alves.