Pular para o conteúdo principal

5ª Primavera dos Museus tem "Mulheres, Museus e Memórias" como tema

Ideia é valorizar a história e o papel da mulher no setor para sensibilizar as instituições de memória e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade

Da Agência de Notícias do Acre

cartazprimavera.jpgDiscutir gênero, a mulher e o feminino na contemporaneidade é o objetivo da 5ª Primavera dos Museus, com o tema "Mulheres, Museus e Memórias". O evento acontece em 310 cidades brasileiras, e no Acre duas cidades participam do projeto - Rio Branco e Xapuri -, com uma programação que acontece de 19 a 25 deste mês. O evento tem a parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o apoio do governo do Estado, através do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Um dos focos é valorizar a história e o papel da mulher no setor, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Uma ampla e diversificada programação movimentará a semana dedicada aos museus de todo o país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, mesas-redondas, visitas guiadas, atividades recreativas e exibições de filmes compõem a agenda.

Em Rio Branco, dois espaços de memória agregam a programação: o Theatro Hélio Melo e o Museu da Borracha. A abertura, que acontece nesta segunda-feira, às 19 horas, no Theatro Hélio Melo, traz para o debate o tema "O papel da mulher na construção da sociedade acreana: lutas, conquistas e sonhos". Quem compõe a mesa de debates é o diretor-presidente em exercício da Fundação de Cultura Elias Mansour, Assis Pereira, o chefe do Departamento Estadual de Patrimônio Histórico e Cultural, Liberalino Alves, e a professora-doutora da Universidade Federal do Acre Maria José Bezerra.

Nos dias 20, 21, 22 e 23 deste mês, às 19 horas, no Theatro Hélio acontece o ciclo de palestras. Com o tema "Educação de Seringueiros", o professor-doutor José Dourado de Souza, da Universidade Federal do Acre, abre o ciclo. Dia 21, Daniel da Silva Klein, mestre e doutorando da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre o tema "A conquista de Rio Branco: possibilidades e novas ocupações". Dia 22, acontece a palestra "Mulheres e modos de vida na região Fronteiriça", com a mestre e doutoranda da USP Geórgia Pereira de Lima.

Fechando o ciclo, o tema "Mulheres, silêncios e não-ditos: O papel do Historiador na (re)significação da sociedade", com o mestre Vicente Gil, professor da Universidade Federal do Acre. No Museu da Borracha acontecerá a exposição Casa Rosa Mulher, contação de histórias com Rosangela Valle, exibição de filmes e visitas guiadas.

A 5ª Primavera dos Museus em Rio Branco encerra com participação de Iolanda Fleming, primeira mulher a assumir o cargo de governadora no Brasil, com solenidade no dia 23, 19 horas, no Theatro Hélio Melo.

Xapuri na 5ª Primavera dos Museus - Exibição de filmes, visitas guiadas, contação de histórias e apresentações teatrais fazem parte da programação da 5ª Primavera dos Museus, que será realizada no Museu do Xapury. O espaço de memória tem contribuído com os debates dos temas relacionados às programações nacionais, além de abrir o diálogo entre artistas, estudantes, autoridades, professores e o público em geral, transformando-se em palco para as mais diversas manifestações culturais. A programação acontecerá de 19 a 25 deste mês, das 8 às 18 horas.


Serviço:

O quê? 5ª Primavera de Museus
Onde? Theatro Hélio Melo (ciclo de palestras) e Museu da Borracha (programação cultural) - em Rio Branco
e Museu do Xapury - em Xapuri
Quando? 19 a 25 de setembro
Informações: Rio Branco (68) 3223-1202 e 92335532

Veja aqui a programação em Rio Branco

Data: 19/09/11
Museu da Borracha Geraldo Mesquita
14:00 às 18:00 - Visitas Guiadas
Local: Museu da Borracha
19:00 h: Abertura da 5ª Primavera dos Museus com participação especial do
presidente em exercício da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, Assis Pereira e do chefe do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural, Liberalino Alves que comporão a mesa juntamente com a professora doutora, Maria José Bezerra da Universidade Federal do Acre com o tema "O papel da mulher na construção da sociedade acreana: lutas, conquistas e sonhos".
Local: Teatro Hélio Melo


Data: 20/09/11
08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 h: Visitas Guiadas
15:00 h: Exibição do filme Mulheres do Brasil
Local: Museu da Borracha
19:00 h: Ciclo de debates com o professor Dr José Dourado de Souza da
Universidade Federal do Acre com o tema "Educação de Seringueiros" no
Teatro Hélio Melo.
Local: Teatro Hélio Melo


Data: 21/09/11
08:00 às 17:00h - Visitas Guiadas
15:00h Exibição do documentário acreano "Mulher".
Local: Museu da Borracha
19:00h Ciclo de debates, o mestre e Doutorando da USP Daniel da Silva Klein
com o tema "A conquista de Rio Branco: Possibilidades e novas ocupações
a partir de 1970" às 19:00h no Teatro Hélio Melo.
Local: Teatro Hélio Melo


Data:22/09/11
08:00 às 12:00h - Visitas guiadas
09:00 às 11:00h - Contação de Histórias com a contadora Rosângela Valle.
15:00h - Exposição Casa Rosa Mulher
Local: Museu da Borracha
19:00h - Palestra com a Mestre e Doutoranda da USP Geórgia Pereira de Lima
com o tema "Mulheres e modos de vida na região Fronteiriça".
Local: Teatro Hélio Melo


Data: 23/09/11
08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00h - Visitas Guiadas
Local: Museu da Borracha
19:00h - Ciclo de debates Ms. Vicente Gil docente da Universidade Federal do
Acre - UFAC com o tema "Mulheres, silêncios e não-ditos: O papel do
Historiador na (re) significação da sociedade."
21:00h - Encerramento 5ª Primavera dos Museus com participação da
Primeira Governadora Brasileira Iolanda Fleming.
Local: Teatro Hélio Melo


Veja aqui a programação em Xapuri

De 19 a 25
Visita Guiada
Acervo do Museu do Xapury
Com as guias Mirla Hanna e Mariana Mathias
Das 08h às 18h


Dia 19
Exibição de filmes de animação
O Divino, De Repente - de Fábio Yamaji;
Como Comer um Elefante - de Jansen Raveira
9:30h
Pássaros - de Filipe Abranches;
Kensho - de Daniel Kang.
15:30h


Dia 20
Apresentação de Espetáculo Teatral
Olê, Mulher rendeira
Grupo Teatral Floresta e Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri
Direção: Rodrigo Garcia e Clenes Guerreiro
09:30h e às 15:30h
Apresentação de Contação de Histórias
Histórias da Vovó
Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri
10h e às 16h
(Todos os eventos acima serão realizados no Museu do Xapury)


De 19 a 25
Visita guiada
Com os guias: Bismarque Melo, Joicinara Ferreira, Mariane Buriti e Raylana Maria Melo
Local: Espaços: Casa Chico Mendes, Fundação Chico Mendes,
Memorial do Seringueiro, Café Regional e Casa do Artesão.
Agradecemos desde já a sua presença!

Pode ser conferido clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O jacamim

O jacamim mora na floresta, costuma andar de bando com 10 a 15. É uma ave interessante, de cor branca com preto, tem o pescoço comprido, as pernas finas e grandes. Durante o dia anda no chão, porém à noite ele voa para uma árvore alta para dormir, pois assim se sente mais protegido. Ele gosta de esturrar de dia e à noite quando está na dormida. Corre muito na restinga e até no mato cerrado, como no esperaizal e no tabocal. Se alimenta de frutas de copaíba, guariúba, manitê, pama e itaúba; de insetos como formigas, aranhas e besouros, de embuá, minhocas da terra firme, mossorondongo e gongos. Além disso o jacamim ainda se alimenta de animais como a cobra, o sapo e o jabuti. A história do jacamim é quase idêntica à do queixada: por onde eles passam acabam com tudo o que tem pela frente. Apesar de ser um pássaro é muito perigoso para outros animais pequenos. Faz o ninho em paxiúba ou em pau ocado. Põe até 4 ou 5 ovos e sempre quem choca é o casal. Isso acontece no fim do verão. Qua

A vida nas famílias xapurienses (Período de 1940 – 1960)

Nas décadas de 1940 a 1960 as famílias xapurienses tinham seus valores centralizados na educação familiar, escolar e religiosa. A família era patriarcal, conservadora e tradicional. O pai representava a figura central, onde todos deviam temê-lo e obedecê-lo, fazendo aquilo que ele mandava e não o que ele fazia. A figura da mãe era vista como a “rainha do lar” onde tinha obrigações de cuidar bem dos filhos, marido e dos trabalhos domésticos. Cabia somente aos homens trabalhar “fora” e garantir o sustento da família. As mulheres desempenhavam sua função dentro do lar, pois, na vida pública, ainda não havia conquistado os seus espaços. Eram muitas vezes reprimidas de seus desejos, anseios, sonhos vivendo subjugadas às ordens de seus esposos. O pais é que escolhiam a “pessoa ideal” para casar com seus filhos, dependendo da classe social e da família em que estavam inseridos. A maioria dos casamentos se dava por interesse econômico entre ambas famílias. Os filhos, desde cedo, eram e

Xapuri em imagem: Igreja Católica

A centenária Igreja Católica - Paróquia de São Sebastião, clicada por Clenes Alves.