Processos de Encenação

Acadêmicos de Teatro participam de oficina em Brasiléia
A turma de Teatro do Programa Universidade Aberta do Brasil, ofertado pela Universidade de Brasília (UnB), participou, no último domingo, de uma oficina sobre processos de encenação, na cidade de Brasiléia.
Ministrado pela professora da UnB, atriz, maquiadora, cenógrafa Cyntia Carla, o encontro foi mais prático, onde os acadêmicos - das turmas de Xapuri e Brasiléia - puderam testar todas as aprendizagens que vinham incorporando a sua vida artístico-estudantil nos últimos dois meses.
O propósito da oficina é possibilitar aos alunos, após o bimestre da disciplina específica, a materialização das ideais de encenação através de figurinos, maquiagens , cenários e da iluminação - sendo que o foco era a maquiagem artística.
"A maquiagem faz parte do processo de caracterização da personagem e pode estar ligada à suas características psicológicas ou físicas ou mesmo simbólicas interferindo na visualização das personagens. A maquiagem também interfere na interpretação à medida que trabalha diretamente com a expressividade do ator. A expressão do ator pode ser acentuada através da maquiagem que também pode aproximar um ator do tipo físico escolhido para a personagem aumentando ou diminuindo os volumes naturais do seu rosto." - Esclarece Cyntia, em um dos materiais disponibilizados aos alunos.
O processo de ensino-aprendizagem poderá ser utilizado pelos futuros arte-educadores em sala de aula e dentro dos grupos a que pertencem.
"Aprender sobre maquiagem e outros processos de encenação é a garantia de aprimoramento de nossos trabalhos, principalmente na área que já atuamos, que é o teatro, com elementos tão importantes para a visualidade, a encenação." - Comenta Clemilsa Alves, acadêmica de Teatro e atriz e contadora de histórias do Grupo Fuxico e Arte na Ruína.
O encontro começou às 17h e terminou às 22h.

Fotos:
*1- Apresentação Teatral Cyntia - Arquivo Pessoal;
*2 - Processo de maquiagem de envelhecimento - Acervo UnB;
*3 - Cyntia maquiando Erodilso - Clenes Guerreiro;
*4 - Turma de Xapuri e Brasiléia com Cyntia Carla - Ricardo Maffi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015