
O Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial – Brasília-Brasil, 2010, realizada em parceria entre o IPHAN e a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, se insere no contexto desse momento tão importante de debate. O objetivo do Encontro era proporcionar um espaço de reflexão e ação e expressão dos jovens acerca dos temas relacionados ao Patrimônio Cultural e Natural.

Como os jovens eram selecionados por meio de propostas de projetos que envolviam o patrimônio – seja local, nacional ou mundial – Xapuri foi representado por Cleilson Alves, escolhido através do projeto “Seringais Culturais – Patrimônio Imaterial”.
“Fui escolhido porque acredito que o patrimônio cultural de um povo garante a permanência de sua identidade, de sua história e merece ser preservado” - afirma Cleilson, que é o atual coordenador do Grupo Arte na Ruína.
Do Encontro foi produzido um catálogo e um documentário intitulado “Sou jovem, meu patrimônio é o mundo” - produzido pelos próprios participantes – que foram distribuídos aos 45 jovens que haviam participado do Fórum Juvenil, via correios.
O catálogo e o DVD chegaram na residência de Cleilson Alves no dia de ontem, em 3 cópias: “Deixei uma cópia do material com cada agente que tem me apoiado nos últimos tempos em busca do resgate cultural e atuação artística, isto é, 01 cópia com o Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri, 01 com o Grupo Arte na Ruína e outra com o Museu do Xapury, todos importantes representantes histórico-artístico-culturais do município.”
O Museu do Xapury está buscando uma melhor data para exibição do documentário ao público.
Ilustração/foto:
*Divulgação IPHAN
Comentários