quinta-feira, 7 de julho de 2011

Jovem de Xapuri recebe catálogo e DVD do Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial de 2010

Catálogo com os projetos selecionados e DVD com documentário são distribuídos aos seus participantes
No ano de 2010, o Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, promoveu em Brasília, por ocasião do cinquentenário da Capital Federal o mais importante fórum de decisões referentes ao Patrimônio Mundial, a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco.


O Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial – Brasília-Brasil, 2010, realizada em parceria entre o IPHAN e a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, se insere no contexto desse momento tão importante de debate. O objetivo do Encontro era proporcionar um espaço de reflexão e ação e expressão dos jovens acerca dos temas relacionados ao Patrimônio Cultural e Natural.

O Fórum contou com a participação de 45 jovens da América do Sul – Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia e de praticamente todos os Estados brasileiros. Com programação intensa de oficinas, encontros e intercâmbios, o Fórum Juvenil proporcionou aos participantes inspiração coletiva para refletir e agir, ao percorrer cinco sítios do Patrimônio Mundial. O resultado foi a criação de uma rede internacional de discussões permanentes e de amplo alcance, no qual os jovens poderão agregar novos agentes de seus próprios países, de toda a região e de outras localidades.


Como os jovens eram selecionados por meio de propostas de projetos que envolviam o patrimônio – seja local, nacional ou mundial – Xapuri foi representado por Cleilson Alves, escolhido através do projeto “Seringais Culturais – Patrimônio Imaterial”.



“Fui escolhido porque acredito que o patrimônio cultural de um povo garante a permanência de sua identidade, de sua história e merece ser preservado” - afirma Cleilson, que é o atual coordenador do Grupo Arte na Ruína.



Do Encontro foi produzido um catálogo e um documentário intitulado “Sou jovem, meu patrimônio é o mundo” - produzido pelos próprios participantes – que foram distribuídos aos 45 jovens que haviam participado do Fórum Juvenil, via correios.



O catálogo e o DVD chegaram na residência de Cleilson Alves no dia de ontem, em 3 cópias: “Deixei uma cópia do material com cada agente que tem me apoiado nos últimos tempos em busca do resgate cultural e atuação artística, isto é, 01 cópia com o Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri, 01 com o Grupo Arte na Ruína e outra com o Museu do Xapury, todos importantes representantes histórico-artístico-culturais do município.”



O Museu do Xapury está buscando uma melhor data para exibição do documentário ao público.



Ilustração/foto:



*Divulgação IPHAN

2 comentários:

Ed Santana disse...

cleilson todo importante. é isso aí. representano os jovens de xapuri. parabéns, meu amigo.

Ed Santana disse...

cleilson todo importante. é isso aí, representano os jovens de xapuri. parabéns, meu amigo.