Pular para o conteúdo principal

Um Conto de amor

Por Clenes Guerreiro

Maria se sentou no banco da sala da casa de paxiúba. Vestia uma roupa simples, porém muito elegante, a melhor que tinha e não parava de esfregar as mãos em sinal de seu nervosismo. Tinha passado a alfazema no pescoço – a gosto e à vontade.

Olhava para o varadouro que dava em frente a sua casa. Já passavam das 6h da tarde e começava a escurecer. Pensava que talvez ele não viesse. Também, depois da conversa com o pai, no dia anterior, imaginava que ficaria para tia. Pedir alguém em namoro em plena década de 1950, nos seringais acreanos, não era uma tarefa para covardes. Mas Toninho não era covarde, ela sabia.

Olhou para o céu. Quanto mais escurecia mais Maria ficava ansiosa.

O pai ouvia rádio e fumava seu cachimbo com fumo que ele próprio produzira. Tinha esse hábito desde que se mudaram para o Seringal Remanso, quando ainda era muito pequena. Zé Firmino sempre fazia isso. O que mudara é sua conversa longa, com voz grossa e alta, que emudecera após a morte de sua esposa Generosa, cinco anos antes.

Maria lembrava que os pais se gostavam tanto que quando Generosa morreu Zé Firmino sua vida se transformou apenas em trabalho. Por mais que insistissem nunca mais voltou a namorar – e nem a sorrir, o que tornava sua expressão mais dura que o normal, prejudicando seu namoro com Toninho.

Seus pensamentos vagavam quando Toninho apareceu na beira do varadouro. Cabelo gomado, penteado para o lado, camisa velha (a mais nova que tinha) e sua única calça de sair – a outra era para o trabalho nas estradas de seringa.

Achou que seu coração ia sair pela boca.

- Boa noite – Disse em voz falhada e cabeça quase totalmente baixada.

- Boa! – Respondeu secamente seu Zé Firmino.

- Vim cortejar sua filha. – E deu um longo e carinhoso olhar para Maria, que avermelhava todo o seu rosto.

- Pensei que o cabra não voltava mais aqui depois que veio pedir minha filha em namoro na noite passada e quase que lhe expulsei, homem.

- Minhas intenções com sua filha são as melhores possíveis....

- Acho bom – e mandou o moço se sentar.

Toninho sentou-se ao lado de Maria, ao ponto que Zé Firmino sentou ao centro, separando os dois. Continuou fumando seu surrado cachimbo, aumentando o volume do rádio.

Maria não ouvira sequer uma palavra de seu amado, envergonhado, mas estava feliz pelo consentimento, mesmo do seu jeito, do velho e querido pai.

Quando eram 8h da noite Zé Firmino anunciou:

- Já está na hora do cabra ir pra sua casa, pois minha filha ainda tem um pai.

Toninho assentiu com a cabeça, levantou-se, foi até a porta. Maria o seguiu sob o olhar atento do pai.

Quando Zé Firmino foi novamente acender o cachimbo, Toninho aproveitou, meteu a mão no bolso da carta e entregou um bilhete à Maria, que o guardou entre os seios. Beijou a sua mão, fazendo com que a moça, ainda com seus 16 anos, tremesse inteira.

Quando Zé Firmino voltou Toninho se despediu novamente e saiu, no meio da noite, para caminhar cerca de 2h até a sua colocação.

Maria foi correndo para o quarto, acendeu sua lamparina e foi ler as palavras surradas de Toninho: “Não consigo viver mais sem você, meu dengo. Vou aí te buscar essa noite, quando a lua atingir o meio do céu. Quero que seja minha mulher.”

A moça achou que seu coração ia explodir de felicidade. Como as suas outras três irmãs – e a própria mãe – ia fugir com o seu amado. Teria vários filhos e sabia que seria muito feliz, pois tinha certeza que aquele era o homem da sua vida.

Escondeu novamente a carta entre os seios, foi até o pai e lhe deu um beijo na testa. Voltou ao quarto, deitou e ficou esperando a lua encontrar seu centro no céu.

Aquele era o início de uma grande história de amor.


Ilustração:

do Blog Setentaeeuajudo

Comentários

Como sempre, as palavras do meu irmão enchem o coração da gente de alegria e romantismo.
Teu fã, irmão...
Professora Ada disse…
Que conto emocionante. Retrata bem a vida do seringueiro.
Já escreveu algum livro?

Postagens mais visitadas deste blog

O jacamim

O jacamim mora na floresta, costuma andar de bando com 10 a 15. É uma ave interessante, de cor branca com preto, tem o pescoço comprido, as pernas finas e grandes. Durante o dia anda no chão, porém à noite ele voa para uma árvore alta para dormir, pois assim se sente mais protegido. Ele gosta de esturrar de dia e à noite quando está na dormida. Corre muito na restinga e até no mato cerrado, como no esperaizal e no tabocal. Se alimenta de frutas de copaíba, guariúba, manitê, pama e itaúba; de insetos como formigas, aranhas e besouros, de embuá, minhocas da terra firme, mossorondongo e gongos. Além disso o jacamim ainda se alimenta de animais como a cobra, o sapo e o jabuti. A história do jacamim é quase idêntica à do queixada: por onde eles passam acabam com tudo o que tem pela frente. Apesar de ser um pássaro é muito perigoso para outros animais pequenos. Faz o ninho em paxiúba ou em pau ocado. Põe até 4 ou 5 ovos e sempre quem choca é o casal. Isso acontece no fim do verão. Qua

A vida nas famílias xapurienses (Período de 1940 – 1960)

Nas décadas de 1940 a 1960 as famílias xapurienses tinham seus valores centralizados na educação familiar, escolar e religiosa. A família era patriarcal, conservadora e tradicional. O pai representava a figura central, onde todos deviam temê-lo e obedecê-lo, fazendo aquilo que ele mandava e não o que ele fazia. A figura da mãe era vista como a “rainha do lar” onde tinha obrigações de cuidar bem dos filhos, marido e dos trabalhos domésticos. Cabia somente aos homens trabalhar “fora” e garantir o sustento da família. As mulheres desempenhavam sua função dentro do lar, pois, na vida pública, ainda não havia conquistado os seus espaços. Eram muitas vezes reprimidas de seus desejos, anseios, sonhos vivendo subjugadas às ordens de seus esposos. O pais é que escolhiam a “pessoa ideal” para casar com seus filhos, dependendo da classe social e da família em que estavam inseridos. A maioria dos casamentos se dava por interesse econômico entre ambas famílias. Os filhos, desde cedo, eram e

Xapuri em imagem: Igreja Católica

A centenária Igreja Católica - Paróquia de São Sebastião, clicada por Clenes Alves.