Pular para o conteúdo principal

Arte na Ruína: 5 meses depois


Por Cleilson Alves*



Em meio às vitórias conquistadas com tamanha dificuldade no campo das artes em Xapuri ainda batemos de encontro com o que não se espera: a destruição de nossos símbolos de sonhos.


É assim que nós, artistas de Xapuri – atores, músicos, dançarinos, contadores de histórias, pintores – nos sentimos ao saber que depois de tantas lutas para continuar fazendo nossa arte ainda sofremos com a falta de recursos que nos possibilite continuar, pelo menos, com nosso prédio em ruínas.


Acontece que no dia 29 de janeiro de 2011, em pleno sábado, e após termos sido finalistas do Programa Cultura Viva que premia iniciativas peculiares Brasil a fora, tivemos nosso prédio derrubado. Aquele mesmo prédio, que não tinha teto, nem portas, só as lembranças do tempo que servia de cárcere e, 6 anos mais tarde, transformado em instrumento de libertação da alma de artistas que queriam fazer um verdadeiro empate cultural – assim como Chico Mendes, no passado, ensinara seus conterrâneos a fazer.


A briga judicial entre Estado e o senhor que havia comprado o terreno vinha se arrastando por meses e em um momento de decisão favorável ao atual dono, antes que fosse recorrida a sentença, colocou o prédio no chão.


Ao passarmos por lá e ver as máquinas trabalhando na destruição do ícone de nossos sonhos surreais víamos em nosso coração a dor surgir, já que tudo parecia perdido.



Nossos planos com relação ao espaço – ambiente em degradação e desconstrução – não podem ser retomados, mas a arte continua viva, seja nas praças, em outros espaços (em ruínas ou não), pois as asas artísticas permeiam as dificuldades físicas da vida.


Os projetos, apresentações, oficinas e planos continuam. O ruim é ver que mesmo 5 meses após a derrubada do prédio nada foi feito no local, permanecendo apenas os destroços de um lugar mágico ou, como dizíamos, surreal.





*Cleilson Alves é atual coordenador do Grupo Arte na Ruína.




Foto:



1 - Prédio recém derrubado – por Cleilson Alves;



2 - Arte na Ruína antes - por Deborah Mangrich

Comentários

joaomaci disse…
Vocês realmente fazem um belo trabalho em Xapuri. São um símbolo artístico que já está na história do município e representam um momento cultural autêntico... xapuriense, de um Xapuri que existe e está aí.
Embora não tenha tido a oportunidade de visitar a ruína fica claro que representava muito pro grupo e sem dúvida, está muito além de qualquer pretensa substituição. Mas a respeito de espaços, vocês já pensaram naquele prédio onde antigamente funcionava a LBA, na Rua Dr. Batista de Morais?
João,
muito obrigado pelas palavras, realmente temos feito um grande esforço para continuar fazendo arte em Xapuri.
E sobre o prédio do LBA está ocupado com uma secretaria municipal.
Assim, estamos procurando espaço. Um abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

O jacamim

O jacamim mora na floresta, costuma andar de bando com 10 a 15. É uma ave interessante, de cor branca com preto, tem o pescoço comprido, as pernas finas e grandes. Durante o dia anda no chão, porém à noite ele voa para uma árvore alta para dormir, pois assim se sente mais protegido. Ele gosta de esturrar de dia e à noite quando está na dormida. Corre muito na restinga e até no mato cerrado, como no esperaizal e no tabocal. Se alimenta de frutas de copaíba, guariúba, manitê, pama e itaúba; de insetos como formigas, aranhas e besouros, de embuá, minhocas da terra firme, mossorondongo e gongos. Além disso o jacamim ainda se alimenta de animais como a cobra, o sapo e o jabuti. A história do jacamim é quase idêntica à do queixada: por onde eles passam acabam com tudo o que tem pela frente. Apesar de ser um pássaro é muito perigoso para outros animais pequenos. Faz o ninho em paxiúba ou em pau ocado. Põe até 4 ou 5 ovos e sempre quem choca é o casal. Isso acontece no fim do verão. Qua

A vida nas famílias xapurienses (Período de 1940 – 1960)

Nas décadas de 1940 a 1960 as famílias xapurienses tinham seus valores centralizados na educação familiar, escolar e religiosa. A família era patriarcal, conservadora e tradicional. O pai representava a figura central, onde todos deviam temê-lo e obedecê-lo, fazendo aquilo que ele mandava e não o que ele fazia. A figura da mãe era vista como a “rainha do lar” onde tinha obrigações de cuidar bem dos filhos, marido e dos trabalhos domésticos. Cabia somente aos homens trabalhar “fora” e garantir o sustento da família. As mulheres desempenhavam sua função dentro do lar, pois, na vida pública, ainda não havia conquistado os seus espaços. Eram muitas vezes reprimidas de seus desejos, anseios, sonhos vivendo subjugadas às ordens de seus esposos. O pais é que escolhiam a “pessoa ideal” para casar com seus filhos, dependendo da classe social e da família em que estavam inseridos. A maioria dos casamentos se dava por interesse econômico entre ambas famílias. Os filhos, desde cedo, eram e

Xapuri em imagem: Igreja Católica

A centenária Igreja Católica - Paróquia de São Sebastião, clicada por Clenes Alves.