domingo, 15 de maio de 2011

Xapuri recebe Semana Nacional de Museus


Por Leandro Chaves

Xapuri é uma das 502 cidades do país a receber a 9ª Semana Nacional de Museus, que começa amanhã e se encerra no próximo dia 22. No município, os eventos que compõem a programação acontecem no Museu de Xapuri, localizado na rua Coronel Brandão, nº 156, no Centro. A abertura oficial ocorre na terça-feira, às 9h30.

Logo após a solenidade será exibido o filme de animação “A Noiva Cadáver”, com reprise às 15h30. A exposição “Mariana Matias e Mirla Hannas”, lançada no último dia 1º, se integrou à programação da Semana e pode ser visitada com guias a partir das 8h da manhã durante todos os sete dias de evento.

A quarta-feira é dedicada ao teatro. A partir das 9h45 o grupo Arte na Ruína apresenta a peça “A Vassoura da Bruxa”, dirigida por Cleilson Alves. Às 15h30 o mesmo grupo interpreta a peça “Belinha e o Bêbado”, de direção de Clenes Guerreiro.

Os membros do Grupo Fuxico de Contadores de História de Xapuri assumem a programação na quinta-feira, com a apresentação de Contos Recontos de Xapuri, vencedor do Prêmio Funarte de Circulação Literária em 2010.

Na sexta-feira o Grupo Arte na Ruína volta aos palcos para apresentar as peças “Viagem Chico da Mata”, com direção coletiva, e “O Bêbado quer Casar”, dirigida por Clenes Guerreiro. Ambas as peças acontecem no Museu de Xapuri e começam às 9h30 e 15h30, respectivamente.

A 9ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão ligado ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com museus brasileiros. O evento marca as comemorações do Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. Cerca de três mil atividades devem ocorrer nesses sete dias de programação.
Leia mais no
Página 20.
Ilustração:
*Cartaz da Semana de Museus - IBRAM.

Nenhum comentário: