terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Grupo Teatral Parlendas e sua Circulação Literária

O Grupo Teatral Parlendas, de São Paulo, contemplado com o Prêmio Cirulação Literária da Funarte (2010), escolheu em seu vasto roteiro de trabalho e incluiu Xapuri para brindar com suas oficinas e apresentações de esquetes tetrais e circenses.

O Parlendas foi um dos primeiros grupos a iniciar o processo de circulação, graças a benvinda doação das passagens aéreas para seis empolgantes artistas.

Todos registram tudo e suas percepções - e opiniões sobre todas as cidades que visitam, incluindo Xapuri - podem ser lidas em seu blog: http://grupotetralparlendas.blogspot.com/ .

Os artistas contam que em todas as cidades garantiram apoio das prefeituras. Em Xapuri entraram em contato com a Fundação Municipal de Cultura e acabaram hospedados nos apartamentos pertencentes a Igreja Católica local, conforme pode ser lido:

"Em Xapuri ao invés da pousada que falaram que iamos ficar, nos receberam na Igreja e Sebastião. Ficamos em dois quartos mais uma sala, um trabalhão pra limpar (...) Fora isso os banheiros eram tranquilos, e conseguimos colchões e uma rede! Dava para usar a cozinha a vontade e havia pia e um tanquinho de bater para lavar roupa.", diz Pedro Bacellar em recente post.
Em postagem mais antiga, outra artista do grupo, Jussara Vicente, acrescenta seus olhares sobre a Princesinha do Acre:
“Xapuri é uma cidade charmosa e o povo desse lugar é receptivo e acolhedor. (...) Tem cada cantinho interessante nessa cidade e grandes personalidades, cheias de histórias e "causos". A farinha daqui é maravilhosa, impossível resistir. Ah! E andamos de barco pra ir de um bairro a outro. (...) já penso na saudade que irei sentir daqui.”

Mas não acharam ruim. Conheceram a mata, o
povo, os mitos, os heróis e a opinião do povo sobre eles, além de criar a própria imagem, bem diferente daquele quadro midiático imposto pelo capitalismo sobre a Amazônia de Chico, mas certamente no rumo certo da vivência de gente de verdade.

Também trouxeram sua arte e levaram aos brincantes - participantes das oficinas - um pouco da cultura, da arte, do Parlendas.

Muito deixaram e muito levaram, mas não sem antes muito construir.
Também vale dar uma conferida no Flickr da trupe: http://www.flickr.com/photos/parlendas e destacar que o Parlendas ficou em Xapuri cerca de 15 dias, na última quinzena de dezembro de 2010.

Fotos:
*Todas são do arquivo do Grupo.


Nenhum comentário: