Xapuri no Encontro da Diversidade Cultural no Rio de Janeiro

Os dois xapurienses, Cleilson Alves (representante da REJUPAM, Museu do Xapury, Grupo Arte na Ruína e Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri) e Awrá Omin, Yalorisà de Xapuri (representante de terreiros/ Religião de matriz africana (Candomblé)), foram convidados para participar do Encontro da Diversidade Cultural, no Rio de Janeiro. O encontro acontece de 04 a 06 de setembro de 2010 e servirá de base para os debates que propõem a convivência harmônica entre os diferentes segmentos e manifestações culturais e sociais brasileiras.

A representação xapuriense, acreana e amazônica é importante para levar os fazeres culturais presentes na nossa região, levado nossas principais problemáticas, discutindo políticas públicas de melhoria e propiciem a troca de informações entre segmentos semelhantes de todo o Brasil.

No Rio, nossos representantes participarão de diversas rodas de debate, apresentações culturais e passeios turísticos pela cidade maravilhosa, além de trocar experiências com pessoas dos quatro cantos do país e de outros do Mercosul.

Os xapurienses foram escolhidos devido sua representatividade nos setores que representam e acrescentarão ainda mais na Diversidade Cultural a qual se inserem.


Sobre o Encontro – Informações do Ministério da Cultura


A diversidade cultural tem sido celebrada ultimamente, mas sua simples exposição não gera, automaticamente, o respeito pelo outro, e pode até mesmo acirrar conflitos pré-existentes e criar outros, novos e mais complexos. A visibilidade da diversidade cultural só será uma ferramenta importante para a construção de uma sociedade mais solidária e harmônica, se for associada à educação, à solidariedade, ao diálogo, ao entendimento e ao respeito à diferença.

Por este motivo, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, propõe o Encontro da Diversidade Cultural Brasileira para fazer com que segmentos socioculturais da nossa diversidade se encontrem, se conheçam e possam conviver: os grupos e mestres das culturas populares, indígenas, ciganos, representantes do movimento LGBT, idosos, pessoas com deficiência, representantes das comunidades tradicionais de terreiro, imigrantes, produtores da cultura da infância, jovens do movimento hip hop, pessoas com transtorno mental, mulheres e trabalhadores formais e informais do campo e da cidade.

Estarão presentes, também, representantes dos dez países do MERCOSUL Cultural. Será realizada, durante este Encontro, a primeira reunião sobre as políticas de cultura para a diversidade, e a articulação do bloco sulamericano na implementação da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. Administrado pela Unesco, este instrumento já reúne 112 países do mundo e, embora não seja suficiente para mudar valores, atitudes e comportamentos no dia-a-dia das sociedades com relação às diferenças, tornou-se uma das bases para o fortalecimento do bloco sulamericano, ao afirmar a igual dignidade de todas as culturas e a importância da cooperação entre os países em benefício de sua diversidade cultural.

Todos os participantes do evento terão a oportunidade de vivenciar um encontro com o outro nas rodas de convivência, onde serão abordados temas transversais a todos os segmentos, como preconceito, cultura de paz, espiritualidade, economia da cultura, saúde, tradição, memória e transmissão dos saberes tradicionais, meios de comunicação, participação das mulheres na cultura e educação. Com este Encontro, a sociedade brasileira terá a oportunidade de vislumbrar, num só espaço, um recorte da nossa diversidade cultural. Os participantes vivenciarão um exercício de cidadania cultural e conscientização da diversidade, capaz de provocar reflexões para mudanças de valores, atitudes e comportamentos. Acreditamos contribuir, desta forma, para a construção de uma sociedade mais justa, harmoniosa e fraterna neste Brasil diverso.

Ilustração:
Divulgação Minc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015