sexta-feira, 24 de setembro de 2010

É Primavera no Museu do Xapury


O Museu do Xapury tem se tornado um importante instrumento de ligação entre riquezas históricas, arte e educação, disponibilizado através de seu acervo e de suas vastas programações – fato que se reflete em eventos como a Primavera de Museus.

Dessa vez, dando continuidade a seu trabalho de pesquisa e valorização da cultura dos povos da floresta, apostou na contação de histórias do Grupo Fuxico de Contadores de Xapuri, através de seu projeto chamado ‘Contos & Recontos', com “causos” dos seringais, de vivência dos habitantes da floresta, seus mitos, lutas e resistência ao desmatamento que se alastra.

É através da arte do Teatro, também presente na apresentação do Grupo Arte na Ruína, que o Museu do Xapury aposta na prevalência do espetáculo caboclo que prima pelo resgate das tradições seringueiras acrianas e xapurienses, dos guerreiros da Princesinha do Acre, se tornando não apenas um patrimônio histórico mas um espaço aberto a todas as pessoas que são responsáveis por escrever a nossa história – hoje e sempre.

A reação do público, que ri e chora, é demonstrada pelo turbilhão de palmas, de pé, que paga todo o trabalho que envolve desde sempre a importante instituição.


Fotos:

*1 - Grupo Fuxico - de Clenes Alves;

*2 - Arte na Ruína apresentando 'Silvério e Marieta em: Namoro Virtual" - de Cleilson Alves.

Nenhum comentário: