quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cia. Garatuja apresenta 'A Saga de Yo Bá'

A Cia. Garatuja de Artes Cênicas apresenta em Xapuri, às 20h, no auditório da Escola Anthero Soares Bezerra 'A Saga de Yo Bá', vencedor do Prêmio Klauss Viana de Dança 2009.
Repleto de magia, luz e ao som da narração de uma índia, o espetáculo conta um pouco de um mito dos índios Kaxainauás do Rio Jordão.
A Cia. tem um trajeto artístico de 20 anos e já apresentou em diversos estados brasileiros, na Bolívia e ganhou prêmios importantes em âmbito nacional.
O espetáculo é um misto de dança, teatro e muito talento, que agrada aos olhos, enaltece a história acriana com suas raízes indígenas e possibilita ao espectador dialogar com a arte visual que se caracteriza na apresentação.

Sinopse do espetáculo - de acordo com o folder da peça

Yo Bá Nawa Tarani, brinca a beira do lago, sobe no jenipapeiro eis que vê uma cena extraordinária, seus desejos mais obscuros e carnais afloram e é encantado. Nesse novo mundo Yo passa a conviver com as cobras gigantes lá ele aprende a bebe cipó, mas Yo sente falta de sua família e quer voltar a sua aldeia.

Baseado na mitologia dos índios Kaxinauas do rio Jordão a Cia. Garatuja em seis anos de pesquisa construiu uma dramaturgia da dança teatro para esse espetáculo. Os corpos que falam através de movimentos criados e improvisados dentro do laboratório de dança, nesse trabalho os atores bailarinos tiveram a chance de criar e experimentar ações físicas e ao mesmo tempo a fala. A partir dessa consciência, o executor inicia o processo de criação da dança, momento de subjetividade e de interpretação individualizada e ao mesmo tempo coletiva, baseada em direcionamentos precisos. Essa consciência oferece maior liberdade ao criador e a direção torna-se mero facilitador do movimento, ao invés de dar as regras do jogo.

A entrada é franca, não deixe de conferir!

Foto:
*Divulgação

Nenhum comentário: