Grupo Fuxico tem projeto aprovado pela FUNARTE/MINC

O Projeto Contos & Recontos de Xapuri, apresentado pelo coordenador do Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri, Clenes Alves, é um dos 05 projetos da região norte selecionados para o Prêmio de Circulação Literária da Fundação Nacional de Artes (Funarte), divisão do Ministério da Cultura (MINC).

O resultado saiu no Diário Oficial da União no dia 16 de agosto de 2010 e somente foi divulgado no site da Funarte dia 23 (hoje).

O Projeto Contos & Recontos de Xapuri é decorrente de um processo de pesquisa que o Grupo Fuxico realiza junto a comunidades rurais – seringueiros, castanheiros, ribeirinhos –, além de soldados da borracha, pessoas que lutaram nos empates junto a Chico Mendes, colhendo as histórias de luta, vida, lendas, fazendo um mergulho na cultura popular dos povos amazônicos, principalmente de Xapuri, transformando em contação de estórias e histórias, disponibilizando, através da arte, a quem corre o risco de nem chegar a conhecer nosso folclore, riqueza ímpar da Princesinha do Acre.

A intenção da Funarte com esse prêmio é levar o intercâmbio cultural e literário entre as cidades pertencentes ao Programa Território da Cidadania, selecionando projetos de cada região brasileira, possibilitando a ampliação dos trabalhos artísticos – mesmo os produzidos nos mais distantes municípios brasileiros.

Com Prêmio de Circulação Literária o Grupo Fuxico apresentará em três estados brasileiros – Rondônia (Nova União e Mirante da Serra), Mato Grosso do Sul (Bodoquena), além do próprio Acre.

A intenção é iniciar o processo de circulação ainda em setembro.

Ilustração:

*Banner Contos & Recontos - Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015