quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Artistas se reúnem no Dia Internacional da Juventude


No ano passado, a ONU definiu que 2010 seria o Ano Internacional da Juventude. Porém, oficialmente, o ano só começa após as comemorações do Dia Internacional da Juventude. A Assembleia Geral da ONU pediu o apoio internacional de governos, sociedade civil, indivíduos e comunidades ao redor do mundo para dar visibilidade ao tema para toda população mundial. Assim, vários eventos internacionais vão acontecer em agosto: o 5º Congresso Mundial da Juventude, em Istambul, Turquia; uma conferência global no México; além dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Cingapura.


A data – 12 de agosto – foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para voltar a atenção do mundo aos problemas da juventude. Por isso, anualmente a organização elege temas, especialmente ligados à saúde e educação, para pautar o trabalho dos agentes envolvidos na promoção dos direitos dos jovens. No Brasil várias atividades celebram a data.

Pensando na importância da data os jovens dos Grupos Arte na Ruína e Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri se reúnem logo mais, às 19h, no painel dos mártires, para realizar a oficina pública de artes e um pequeno debate sobre as ações artístico-culturais que estão sendo realizadas e as que são pretendidas para o município, além dos projetos de outras ações.


A atividade pretende proporcionar um momento de interação e troca de experiências entre jovens artistas e a comunidade, pensando nas melhorias e nas políticas culturais realizadas pelos grupos de teatro e contação de história de Xapuri – além das reivindicações que serão listadas e posteriormente debatidas com os gestores do poder público.

Foto: Renato Reis.

Nenhum comentário: