Pular para o conteúdo principal

Vídeo Índio Brasil 2010

Xapuri é uma das 111 cidades brasileiras selecionadas para a mostra de cinema e vídeo com temática indígena, produzidos por índios e não índios


O Vídeo Índio Brasil 2010 ocorrerá
em Campo Grande (MS) e mais cento e onze cidades brasileiras no período de 31 de julho a 7 de agosto de 2010. Esta é a terceira mostra, iniciada em 2008.

O Vídeo Índio Brasil é uma mostra de audiovisual que visa fortalecer e difundir a cultura indígena no Brasil – já que nosso país tem suas origens a partir dos primeiros habitantes da região.

Como não poderia deixar de ser, Xapuri, que tem sua história alicerçada na temática indígena – onde seu próprio nome vem da tribo Chapurys – foi inscrita e posteriormente selecionada para fazer parte da programação nacional.

A mostra contará com filmes produzidos por índios e não índios, com temáticas indígenas, tendo os coordenadores de cada cidade liberdade para completar a programação com debates, oficinas, exposições, apresentações teatrais, entre outras.

Em edições anteriores, o Vídeo Índio Brasil mostrou que o recurso audiovisual constitui um instrumento cada vez mais importante para revelar a identidade e as tradições das populações indígenas, visando um melhor conhecimento do patrimônio cultural indígena.

O coordenador da mostra em Xapuri é Clenes Alves, que acredita que tais eventos são um verdadeiro resgate das raízes xapurienses, acreanas, amazônicas e brasileiras, levando o público a refletir sobre a necessidade de debater sobre tal temática que reflete a identidade local.

O Acre na programação

Do Estado do Acre foram selecionadas apenas 02 cidades para receber a mostra: Rio Branco e Xapuri.

Dos vídeos que irão compor a programação, três são produções acreanas:

JÁ ME TRANSFORMEI EM IMAGEM
Direção
: Zezinho Yube / Ano: 2008 / Gênero: Documentário / Duração: 32 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / AC - Hunikui (Kaxinawá) / Classificação: Livre

KENE YUXI, AS VOLTAS DO KENE
Direção: Zezinho Yube / Ano: 2010 / Gênero: Documentário / Duração: 48min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / AC - HuniKui (Kaxinawá) / Classificação: Livre

A GENTE LUTA, MAS COME FRUTA
Direção: Valdete Pinhanta e Issac Pinhanta / Ano: 2006 / Gênero: Documentário / Duração: 40 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / AC - Ashaninka / Classificação: Livre
Prêmios:
- Prêmio Panamazônia 2007 de Melhor Produção audiovisual da Action Aid Americas, 2007;
- Melhor Documentário no Cine Gaia, 2008.


As primeiras edições

A primeira edição do Vídeo Índio Brasil foi realizada em Campo Grande, Corumbá e Dourados (MS), de 23 a 29 de junho de 2008. O êxito foi tão grande que impactou comunidades indígenas, parceiros e realizadores envolvidos, apontando a necessidade de continuar os esforços para a sua permanência. Participaram do evento realizadores indígenas e não indígenas de diferentes regiões do Brasil e convidados da Bolívia. As atividades atingiram de forma direta dez mil pessoas em três cidades, oito pontos de exibição, havendo grande repercussão na imprensa, rádios, jornais, sítios eletrônicos, blogs e salas de bate-papo de todo o país.

A segunda edição do VIB aconteceu de
10 a 16 de agosto de 2009 e foi ampliada para sete cidades: Campo Grande, Sidrolândia, Caarapó, Dourados, Corumbá, Bonito e Coxim (MS). Totalizando 285 atividades entre debates, seminários, exibições, exposições e uma oficina de produção audiovisual indígena. Foram exibidos quarenta filmes em dezesseis pontos de exibição na capital e no interior, reunindo 15 mil participantes. Desta edição participaram o diretor da Escola de Cinema e Arte de La Paz, Ivan Molina, cineasta indígena e Patrick Boivin, cineasta indígena canadense, a fim de trocar experiências com os realizadores indígenas brasileiros.

O Vídeo Índio Brasil 2010 terá como tema “A Imagem dos Povos Indígenas no Século XXI” em todas as suas atividades. Mostra nacional de filmes e vídeos, exposição fotográfica, feira de artesanato, oficina de produção audiovisual indígena, seminários, palestras e debates. Um dos temas propostos no Seminário será “A imagem do índio, o potencial turístico e a afirmação das identidades culturais dos indígenas brasileiros”. Esses e outros temas estarão presentes em todas as discussões que serão feitas ao longo do projeto.

Ao divulgar as múltiplas imagens dos índios brasileiros, o Vídeo Índio Brasil estará contribuindo para a difusão de cenários e belezas que nem sempre são mostrados pela mídia. Além de todos os aspectos citados, oportunizará a mais de cem municípios do país e a cidade de Campo Grande (MS), um evento que oferecerá entretenimento, lazer e cultura, valorizando a diversidade cultural brasileira em uma das suas mais ricas manifestações, que é a cultura indígena.

Todas as atividades terão entrada franca.

Mais informações no sítio: http://www.videoindiobrasil.org.br

Comentários

Thony Christian disse…
Clenes tá em todas. Toda pesquisa que faço na internet sobre a cultura do Acre e de Xapuri o nome desse rapaz aparece (ou de um grupo que ele pertense).
Deve faze uma diferença grande por aí.
Parabéns.

Postagens mais visitadas deste blog

O jacamim

O jacamim mora na floresta, costuma andar de bando com 10 a 15. É uma ave interessante, de cor branca com preto, tem o pescoço comprido, as pernas finas e grandes. Durante o dia anda no chão, porém à noite ele voa para uma árvore alta para dormir, pois assim se sente mais protegido. Ele gosta de esturrar de dia e à noite quando está na dormida. Corre muito na restinga e até no mato cerrado, como no esperaizal e no tabocal. Se alimenta de frutas de copaíba, guariúba, manitê, pama e itaúba; de insetos como formigas, aranhas e besouros, de embuá, minhocas da terra firme, mossorondongo e gongos. Além disso o jacamim ainda se alimenta de animais como a cobra, o sapo e o jabuti. A história do jacamim é quase idêntica à do queixada: por onde eles passam acabam com tudo o que tem pela frente. Apesar de ser um pássaro é muito perigoso para outros animais pequenos. Faz o ninho em paxiúba ou em pau ocado. Põe até 4 ou 5 ovos e sempre quem choca é o casal. Isso acontece no fim do verão. Qua

A vida nas famílias xapurienses (Período de 1940 – 1960)

Nas décadas de 1940 a 1960 as famílias xapurienses tinham seus valores centralizados na educação familiar, escolar e religiosa. A família era patriarcal, conservadora e tradicional. O pai representava a figura central, onde todos deviam temê-lo e obedecê-lo, fazendo aquilo que ele mandava e não o que ele fazia. A figura da mãe era vista como a “rainha do lar” onde tinha obrigações de cuidar bem dos filhos, marido e dos trabalhos domésticos. Cabia somente aos homens trabalhar “fora” e garantir o sustento da família. As mulheres desempenhavam sua função dentro do lar, pois, na vida pública, ainda não havia conquistado os seus espaços. Eram muitas vezes reprimidas de seus desejos, anseios, sonhos vivendo subjugadas às ordens de seus esposos. O pais é que escolhiam a “pessoa ideal” para casar com seus filhos, dependendo da classe social e da família em que estavam inseridos. A maioria dos casamentos se dava por interesse econômico entre ambas famílias. Os filhos, desde cedo, eram e

Xapuri em imagem: Igreja Católica

A centenária Igreja Católica - Paróquia de São Sebastião, clicada por Clenes Alves.