Xapuri é uma das 111 cidades brasileiras selecionadas para a mostra de cinema e vídeo com temática indígena, produzidos por índios e não índios
O Vídeo Índio Brasil 2010 ocorrerá
O Vídeo Índio Brasil é uma mostra de audiovisual que visa fortalecer e difundir a cultura indígena no Brasil – já que nosso país tem suas origens a partir dos primeiros habitantes da região.
Como não poderia deixar de ser, Xapuri, que tem sua história alicerçada na temática indígena – onde seu próprio nome vem da tribo Chapurys – foi inscrita e posteriormente selecionada para fazer parte da programação nacional.
A mostra contará com filmes produzidos por índios e não índios, com temáticas indígenas, tendo os coordenadores de cada cidade liberdade para completar a programação com debates, oficinas, exposições, apresentações teatrais, entre outras.
Em edições anteriores, o Vídeo Índio Brasil mostrou que o recurso audiovisual constitui um instrumento cada vez mais importante para revelar a identidade e as tradições das populações indígenas, visando um melhor conhecimento do patrimônio cultural indígena.
O coordenador da mostra em Xapuri é Clenes Alves, que acredita que tais eventos são um verdadeiro resgate das raízes xapurienses, acreanas, amazônicas e brasileiras, levando o público a refletir sobre a necessidade de debater sobre tal temática que reflete a identidade local.
O Acre na programação
Do Estado do Acre foram selecionadas apenas 02 cidades para receber a mostra: Rio Branco e Xapuri.
Dos vídeos que irão compor a programação, três são produções acreanas:
JÁ ME TRANSFORMEI
Direção
KENE YUXI, AS VOLTAS DO KENE
Direção: Zezinho Yube / Ano: 2010 / Gênero: Documentário / Duração: 48min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / AC - HuniKui (Kaxinawá) / Classificação: Livre
A GENTE LUTA, MAS COME FRUTA
Direção: Valdete Pinhanta e Issac Pinhanta / Ano: 2006 / Gênero: Documentário / Duração: 40 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / AC - Ashaninka / Classificação: Livre
Prêmios:
- Prêmio Panamazônia 2007 de Melhor Produção audiovisual da Action Aid Americas, 2007;
- Melhor Documentário no Cine Gaia, 2008.
As primeiras edições
A primeira edição do Vídeo Índio Brasil foi realizada
A segunda edição do VIB aconteceu de
O Vídeo Índio Brasil 2010 terá como tema “A Imagem dos Povos Indígenas no Século XXI” em todas as suas atividades. Mostra nacional de filmes e vídeos, exposição fotográfica, feira de artesanato, oficina de produção audiovisual indígena, seminários, palestras e debates. Um dos temas propostos no Seminário será “A imagem do índio, o potencial turístico e a afirmação das identidades culturais dos indígenas brasileiros”. Esses e outros temas estarão presentes em todas as discussões que serão feitas ao longo do projeto.
Ao divulgar as múltiplas imagens dos índios brasileiros, o Vídeo Índio Brasil estará contribuindo para a difusão de cenários e belezas que nem sempre são mostrados pela mídia. Além de todos os aspectos citados, oportunizará a mais de cem municípios do país e a cidade de Campo Grande (MS), um evento que oferecerá entretenimento, lazer e cultura, valorizando a diversidade cultural brasileira em uma das suas mais ricas manifestações, que é a cultura indígena.
Todas as atividades terão entrada franca.
Mais informações no sítio: http://www.videoindiobrasil.org.br
Comentários
Deve faze uma diferença grande por aí.
Parabéns.