Seringais Culturais: Quintais Literários

O que você tem no seu quintal? Pois no quintal de Cleilson Alves você encontra, nos finais de semana, além da vasta área de 12m por 30m com árvores e galinhas, diversos livros, contadores de histórias, exibição de vídeos, leituras coletivas, música e muita animação.Esse é o projeto ‘Seringais Culturais: Quitais Literários’,
que une o patrimônio imaterial da
memória dos povos que moram na floresta – seringueiros, ribeirinhos, castanheiros, soldados da borracha - através da contação de histórias com o incentivo à leitura.
Aos finais de semana o quintal se transforma em um ambiente onde todos podem partilhar dos livros, revistas e jibis arrecadados com as comunidades do bairro Jiquiá e arredores, juntamente com a arte e o lado lúdico proporcionado pelas folhas que encantam as crianças de todas as idades.A iniciativa data de maio de 2008 e vem acontecendo após Cleilson ser discriminado na escola por estar atrasado com a leitura e a escrita, passando a procurar nos livros e revistas de parentes e amigos o refúgio secreto para longas e intensas viagens.
Verificando que não podia deixar apenas consigo tal ato viciante, o rapaz, que na época tinha menos de 18 anos, resolveu juntar suas experiências de teatro e contação de histórias e juntar com o acesso à leitura a crianças, jovens e adolescentes das comunidades xapurienses. Como não tinha espaço para fazer tal trabalho passou a utilizar sua própria casa e, principalmente os quintais de vizinhos e amigos. Atualmente apresenta apenas em seu quintal, que virou referência para os que tem sede por leitura e arte.
Hoje a iniciativa peculiar conta com um acervo de mais de mil livros composto por livros, revistas, gibis e dezenas de DVDs educativos doados por diversas pessoas.
















A equipe, que conta com 10 voluntários, se divide nas etapas dos ‘Quintais Literários’ e procura por apoiadores para continuar o belo trabalho dos fundos da casa simples da terra de Chico Mendes.
O projeto acaba de conquistar seu primeiro ganho, sendo selecionado para representar o Acre no Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial, levando ao evento a leitura, a arte e a memória dos povos que vivem no íntimo da Amazônia.
O “Quintais Culturais” é uma espécie de biblioteca viva e lúdica que traz a magia dos livros e seus personagens para os fundos da casa localizada na Rua Petrônio Rodrigues, 574, no Bairro Jiquiá,
em Xapuri, no Acre.

Fotos:
*Quintal fotografado por Clenes Alves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Animação 2015