domingo, 27 de junho de 2010

I Feirão de Cultura em Xapuri

Riqueza cultural representada. Foi o que se viu nesses três dias do evento intitulado Feirão de Cultura, que tinha o objetivo de mostrar os produtos culturais de Xapuri, Brasiléia, Assis Brasil, Capixaba, Epitaciolândia e Rio Branco, em eventos que aconteceram nesses três últimos dias, encerrando-se hoje.

O projeto foi uma realização da Rede de Encontros de Cultura, que é a junção de parcerias como Fundação Garibaldi Brasil, SESC, Sebrae, SESI e IPHAN, divulgando os diversos fazeres artístico-culturais a diferentes observadores da área e à comunidade local.

A programação do I Feirão de Cultura foi idealizado para acontecer em Xapuri devido ao passado histórico, a luta de Chico Mendes e a atuação dos jovens do Grupo Cultural Arte na Ruína, que levaram sua história de luta através das artes para o mundo através do documentário do Revelando os Brasis, em 2008.

Os eventos incluem palestras, oficinas, exposições, apresentações de espetáculos teatrais dos produtores das cidades envolvidas, além da ilustre participação do escritor Carpinejar e a contadora de histórias Rubia, abrilhantando ainda mais a programação.

O Feirão tem como objetivo potencializar a economia dos municípios do Acre através dos produtos culturais que estão sendo apresentados como se estivessem em uma vitrine, após passarem por duas etapas de capacitações, melhorando o produto final e introduzindo o contemporâneo conceito de 'Economia da Cultura'.

O Feirão, que se encerra hoje, conta com mais uma etapa do projeto, promovendo - ainda esse ano - mais workshops para os produtores locais, dessa vez com oficineiros de renome nacional.

Dentre os grupos que mostram seu trabalho estão "Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri" e "Grupo Arte na Ruína", compostos por artistas de Xapuri, representando a história cultural da Princezinha do Acre.

O evento é uma realização do Governo do Estado do Acre através da Fundação Elias Mansour e Sebrae/AC.

Fotos dos produtos culturais de Xapuri:
*1 - Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri - Por Willis Martins;
*2 - Obra em serigrafia - de Rômulo Rodrigues, foto de Clenes Alves;
*3 - Arte na Ruína - por Renato Reis.

Nenhum comentário: